Qualificação

Acelen e SENAI certificam técnicas em petroquímica

Redação com Assessoria Acelen
29/04/2025 09:22
Acelen e SENAI certificam técnicas em petroquímica Imagem: Divulgação Visualizações: 1499

Acelen e o SENAI certificaram 37 técnicas em petroquímica que participaram do Programa Jovem Aprendiz, desenvolvido exclusivamente para mulheres. Com duração de cerca de dois anos, o curso teve como foco principal a inserção feminina no setor da indústria. A cerimônia de certificação foi realizada no dia 25 de abril, no Acelen Acender, dentro da Refinaria de Mataripe. Idealizada pela Acelen, empresa de energia do Mubadala Capital, a iniciativa contou com uma jornada formativa em três etapas, com apoio teórico do SENAI e vivências práticas na refinaria.

 

programa teve início com aulas teóricas para a turma exclusivamente feminina, seguindo o currículo oficial do curso Técnico em Petroquímica do SENAI. Em seguida, as *alunas participaram de uma etapa híbrida, com conteúdo teórico e prático no Centro de Treinamento Acender, dentro da refinaria*. Nesse período, elas tiveram o primeiro contato com os times de operação, além de realizarem visitas a diversas áreas da unidade e a instalações externas, como o Terminal Marítimo de Madre de Deus – Temadre.

 

Na terceira e última fase, 100% prática, cada participante foi alocada em áreas como Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), Laboratório, Manutenção, Facilities e Operação. Acompanhadas por monitores e profissionais experientes, as jovens vivenciaram a rotina industrial e registraram suas atividades semanalmente.

 

A nova técnica em petroquímica Hellen Mello, 21 anos, atualmente cursando Geografia, destaca a importância da formação para sua trajetória. "Primeiro, abriu as portas para o ambiente industrial, um espaço com pouca acessibilidade para mulheres. Durante esses dois anos como Jovem Aprendiz, aprendi sobre processos industriais, segurança, qualidade e operações de sistemas, o que me deu uma base sólida para atuar na área. O curso também me ajudou a enxergar um futuro com mais possibilidades, me deu confiança e o desejo de seguir me qualificando. Me senti acolhida, desafiada e capaz. Estou pronta para novos desafios e determinada a construir minha carreira", afirma.

 

O programa teve início com 40 mulheres, das quais 37 concluíram todas as etapas e receberam a certificação final. "O mais importante resultado foi proporcionar a essas jovens o acesso ao universo industrial em sua primeira oportunidade profissional. Elas vivenciaram de perto os processos de uma refinaria e tiveram suas trajetórias impactadas positivamente. Para nós, é gratificante contribuir com uma experiência que certamente abrirá portas para o futuro profissional dessas jovens", destaca João Raful, vice-presidente de Recursos Humanos da Acelen.

 

Jovem Aprendiz Veriane Ladislau, 21 anos, estudante de Engenharia Mecânica, também foi certificada. "O curso foi muito completo e bem estruturado. Achei a experiência enriquecedora, com professores capacitados e uma metodologia que realmente prepara para os desafios do trabalho. A formação me deu conhecimento técnico, segurança para buscar oportunidades, participar de entrevistas e mostrar meu potencial. Tenho mais clareza sobre o que quero seguir. Sinto que agora estou mais pronta para encarar os desafios do mercado de trabalho", comenta.

 

A iniciativa está alinhada à estratégia da Acelen de promover diversidade, inclusão e desenvolvimento regional, ao mesmo tempo em que contribui para a qualificação da mão de obra no setor de energia. O engajamento das áreas operacionais da empresa foi essencial para a formação prática das participantes, que agora encerram o ciclo prontas para novos desafios profissionais.

 

Sobre Acelen

 

 

A Acelen foi criada para ser uma empresa de energia do Mubadala Capital com o propósito de atuar como um player relevante da transição energética. Em três anos na Bahia, ao assumir a gestão da Refinaria de Mataripe, implementou o maior programa de modernização da história da refinaria, com foco na segurança e automação, ampliando a confiabilidade, eficiência, capacidade e diversificação produtiva, melhorando índices ambientais, eficiência hídrica e energética. Reforçando o compromisso com o meio ambiente, em julho de 2024, anunciou uma joint venture para construção de complexo solar de 161MW no semiárido baiano. Atualmente, a empresa desenvolve o maior projeto de combustíveis renováveis do país para produção de SAF e HVO, a partir da macaúba. Saiba mais em https://www.acelen.com.br/.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Comunicação
Creators negros apostam no futuro da Creator Economy e q...
21/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Premiação
Bunker One conquista Selo de Sustentabilidade do Ministé...
19/11/25
Geração de Energia
EDP tem novo Centro de Predição e Performance para Geraç...
19/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição ene...
14/11/25
Pesquisa
76% valorizam uso de energia renovável, mas apenas 26% c...
14/11/25
Saúde e Bem-estar
De volta às quadras: o saque do futuro
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
No quinto e último Workshop da iniciativa, organizações ...
13/11/25
Inclusão Social
Por que a inclusão da comunidade surda ainda não é uma r...
13/11/25
Saúde e Bem-estar
Dia Mundial do Diabetes: Especialista lista 3 alimentos ...
13/11/25
COP30
Petrobras e BNDES lançam primeiro edital do ProFloresta+...
13/11/25
Responsabilidade Social
Programa Parcerias do Bem, da ENGIE, completa quatro ano...
10/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Pesquisa
76% valorizam uso de energia renovável, mas apenas 26% c...
08/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.