Produtos e Serviços

Accenture fornece solução completa de gestão de dados para a Saipem

A Accenture, empresa global de consultoria, tecnologia e outsourcing fechou um contrato com a Saipem, uma das maiores empresas mundiais de projetos de engenharia para o setor de óleo e gás. O acordo prevê a oferta de uma solução completa de gerenciamento de dados para os projetos onshore da com

Redação
08/11/2011 16:35
Visualizações: 1089
A Accenture, empresa global de consultoria, tecnologia e outsourcing fechou um contrato com a Saipem, uma das maiores empresas mundiais de projetos de engenharia para o setor de óleo e gás. O acordo prevê a oferta de uma solução completa de gerenciamento de dados para os projetos onshore da companhia, em 35 países onde mantém operações. 
 

A Accenture desenvolverá um sistema customizado de gestão de dados para auxiliar a Saipem a planejar, monitorar e gerenciar todo o ciclo de vida de projetos de construção existentes da empresa. A solução EDPM (Engineering, Project & Data Management) integrará os dados de engenharia e gerenciamento de projetos, como quantidades do volume e requisitos de trabalho da construção, além do planejamento remoto das atividades de campo e acompanhamento do progresso físico das iniciativas. 
 

“A solução EPDM fará a automação dos processos da base de dados, além de oferecer suporte à integração de informações para o uso de diversas áreas da companhia”, afirma Julio Albernaz, executivo sênior para área de energia da Accenture. 
 

A Saipem utiliza a solução Oracle Primavera P6 EPPM (Enterprise Project Portfolio Management), com banco de dados Oracle. A fase de operações com o protótipo acaba de começar e, após concluída, o sistema será colocado à disposição dos cerca de 5 mil funcionários da empresa. O novo contrato expande o relacionamento da Accenture com a empresa, iniciado em 1997.
 

“Os projetos de óleo e gás estão se tornando cada vez mais complexos e, em muitos casos, estão localizados em geografias remotas. O gerenciamento dessas localidades é um dos problemas, considerando a quantidade de informações, sua evolução e o ciclo de vida de um projeto desse porte”, disse Marco Montesano, chefe de Sistemas de Gestão da Informação para Engenharia da Saipem. A solução customizada da Accenture nos ajudará a integrar essas informações,  permitindo a redução de custos, riscos e o tempo associados a construção desses projetos”, finalizou.

“Nossa experiência no setor de energia tem mostrado que a integração e o gerenciamento de informações são primordiais nos projetos de engenharia bem sucedidos. A gestão de dados não apenas melhora o desempenho e desenvolvimento da construção, mas ajuda a otimizar os ativos novos e existentes em seu ciclo de vida”, afirma Marco Ribas, líder da área do Accenture Plan and Automation Solutions (APAS).

A Accenture oferece uma gama de soluções para a automação da indústria de óleo e gás, como soluções para integração de dados, gerenciamento e otimização de produção, assim como para capacitação de equipes, segurança e meio ambiente. 


Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.