Gás Natural

Abrace cobra maior transparência sobre reajustes de distribuidoras de SP

A intenção é saber como foram feitos os cálculos e as motivações para o reajuste ter ocorrido neste momento, sem nenhuma previsibilidade. Em alguns casos, na área de concessão da Comgás, a tarifa subiu 11%.

Redação
13/12/2011 18:23
Visualizações: 190
Para entender a motivação dos reajustes aplicados às tarifas de gás natural em São Paulo, a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) solicitou informações adicionais à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). Em alguns casos, na área de concessão da Comgás, a tarifa subiu 11%. “É preciso que a agência apresente as informações com maior transparência, para que fique claro aos consumidores como foram feitos os cálculos e as motivações para o reajuste ter ocorrido neste momento, sem nenhuma previsibilidade”, afirma o presidente-executivo da Abrace, Paulo Pedrosa.

A associação solicitou documentos para fazer as análises, como cópia dos processos de reajuste, histórico do saldo da conta gráfica utilizado para a elaboração das novas tabelas tarifárias e as contas que geraram o referido saldo.

Os preços do gás natural nacional e boliviano pagos pelas distribuidoras são reajustados a cada três meses pela Petrobras. Embora os valores de gás nacional tenham sido mantidos congelados nos últimos trimestres, ocorreram intensas variações no preço do gás boliviano e na cotação do dólar, que impactaram os custos das concessionárias na compra de gás do país vizinho. “Em situações como essa, a Arsesp pode fazer repasses extraordinários para as tarifas, se entender que pode haver prejuízo econômico da concessão. Mas é fundamental que a agência deixe muito claras a motivação dos reajustes e eventuais diferenças de variações para os vários tipos de consumidores”, explica o executivo.

No caso das indústrias atendidas pela Comgás, houve um reajuste médio de 11%. Já nas tarifas da Gas Brasiliano - que também teve um reajuste de 5,95% em sua margem, conforme variação anual do IGP-M -, o avanço foi de 17% para o segmento, enquanto para as indústrias da área da Gas Natural SPS, o reajuste médio foi de 10%.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13