Evento

Abiquim representa o Brasil em sessão especial sobre precificação de carbono na AL, organizada pela ANIQ do México

Redação TN Petróleo/Assessoria
04/11/2020 20:03
Visualizações: 1088

A Abiquim representou o Brasil na sessão especial “Panorama Regional de Precio al Carbono en Latinoamérica”, que encerrou a sexta edição do curso “Diplomado en Mercados de Carbono”, realizado pela Asociacíon Nacional de la Industria Quimica (ANIQ), do México; a plataforma mexicana de carbono, MexiCO2; e a consultoria Carbon Trust.

A sessão especial “Panorama Regional de Precio al Carbono en Latinoamérica” foi realizada, no dia 29 de outubro, por videoconferência, e também contou com apresentações de especialistas em precificação de carbono e mudanças climáticas do governo e da iniciativa privada da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, República Dominicana, Venezuela.

O Brasil foi representado pela gerente de Sustentabilidade da Abiquim, Aline Bressan, que, apresentou os aspectos gerais das discussões locais sobre o tema, o cenário político atual, destacando o posicionamento da Associação sobre precificação de carbono, que ressalta o setor químico como provedor de soluções para o desenvolvimento sustentável e diminuição das emissões.

Divulgação

Aline enfatizou o engajamento da Abiquim nas discussões sobre a precificação de carbono no Brasil, incluindo a participação como membro integrante do Comitê Consultivo do Projeto PMR – Partnership for Market Readiness, iniciativa do Banco Mundial em parceria com o Ministério da Economia, que estuda a viabilidade da implementação de instrumentos econômicos para precificação de carbono no País. A gerente da Abiquim ainda destacou a iniciativa da Associação de intensificar o diálogo com as diversas partes interessadas e de reforçar a perspectiva estratégica desta agenda, por meio da formação do Grupo Multidisciplinar sobre Mudanças Climáticas, que tem a participação de integrantes das Comissões de Meio Ambiente, Economia e Competitividade, do GT Energia, além do Comitê para o Desenvolvimento Sustentável, todos da Abiquim.

Os demais palestrantes também compartilharam os esforços nacionais realizados na política climática e a situação que atualmente leva à redução das emissões em cada país, especialmente considerando a forma como as taxas de carbono têm sido estabelecidas, como no caso da Argentina, Chile e Colômbia, bem como os esforços para avançar na implementação de um instrumento de precificação de carbono como ocorre na República Dominicana. Também foram apresentadas a ferramenta de pegada de carbono, estabelecida no setor privado no Peru, e a ênfase, no atual contexto político, na área do clima na Venezuela.

Os palestrantes também abordaram os desafios e as oportunidades derivados dos compromissos adquiridos com a assinatura do Acordo de Paris, as barreiras enfrentadas, os instrumentos de mitigação como taxas de carbono, as perspectivas sobre o sistema de comércio de emissões e sobre a absorção de CO2 pelas reservas florestais.

Mais informações a respeito do posicionamento da Abiquim sobre a precificação de carbono, o Comitê para o Desenvolvimento Sustentável e o Grupo Multidisciplinar sobre Mudanças Climáticas, ambos da Abiquim, com a gerente de Sustentabilidade da Associação, Aline Bressan, pelo e-mail: aline.bressan@abiquim.org.br.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Alta eficiência amplia refino e aumenta produção de comb...
22/01/26
Combustíveis
IBP: Decisão da ANP garante segurança de abastecimento e...
22/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
Pessoas
Zilor anuncia novo Diretor de Pessoas
19/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
19/01/26
Etanol
Indicadores Cepea mostram etanol hidratado em alta no me...
19/01/26
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.