acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Energia Renovável

ABiogás é o novo parceiro do Programa de Certificação de Energia Renovável

28/02/2019 | 17h54

A Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás) é o novo parceiro do Programa de Certificação de Energia Renovável (REC), que tem como objetivo fomentar o mercado de energia gerada a partir de fontes limpas e com alto valor agregado de sustentabilidade. Coordenado pelo Instituto Totum, que é o emitente local dos certificados RECs Brazil, o Programa foi fundado pela Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) e Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), e conta também com parceria da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), ABRACEEL (Associação Brasileira das Comercializadoras de Energia Elétrica) e agora também com a ABiogás.

O Programa de Certificação de Energia Renovável no Brasil está em franco crescimento, tendo chegado à marca de 1,3 milhão de certificados transacionados em 2018, valor cinco vezes superior ao comercializado em 2017. Para este ano, a estimativa é atingir 3 milhões de certificados. Com os RECs, as empresas podem exercer seu poder de escolha sobre os atributos ambientais da energia adquirida.

A união das associações mostra a força das energias renováveis e o crescente interesse das empresas pelo mercado. “Se é uma demanda empresarial, nada mais compreensível do que a busca por energia certificada. É uma garantia de quem compra e também de quem vende, garantindo a qualidade do produto e seu impacto no desenvolvimento sustentável”, ressalta Alessandro Gardemann, presidente da ABiogás.

A entrada da ABiogás no Programa é muito importante para o desenvolvimento e amadurecimento desse mercado no País, afirma o presidente do Totum, Fernando Giachini Lopes. Segundo ele, quanto mais entidades representativas da área de energia renovável apoiarem a iniciativa, maior o reconhecimento do Programa, reconhecimento esse que tem garantido o aumento consistente do mercado de RECs no Brasil.

No site do Programa www.recbrazil.com.br, é possível ter informações detalhadas sobre todo o processo e como é feito o registro, emissão e transação de certificados de energia renovável, em linha com os padrões internacionais.

Sobre o Instituto Totum

O Instituto Totum é um organismo de certificação que atua no mercado de auditorias independentes, selos e programas de autorregulamentação desde 2004. Fornece soluções integradas aos clientes, desde a concepção até a operacionalização de projetos que visam a integração e o desenvolvimento das cadeias de negócios, por meio de selos e certificações setoriais. Atualmente, gerencia mais de uma dezena de selos e programas de certificação nos mais variados segmentos, sendo responsável no Brasil pelos Programas de Certificação de Energia Renovável (REC Brazil e IREC).

Sobre a ABiogás

A Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás) atua, desde 2013, como um canal de interlocução com a sociedade civil, os governos federal e estaduais, as autarquias e os órgãos responsáveis pelo planejamento energético brasileiro para transformar a energia elétrica, combustível e térmica, tanto do biogás quanto do biometano, em commodities energéticas amplamente utilizadas, com uma participação de 10% na matriz brasileira. Com mais de 53 associados de todos os portes e setores da cadeia produtiva de biogás, a ABiogás promove, anualmente, o Fórum do Biogás, considerado o maior encontro entre empresários, autoridades e estudiosos do setor na América Latina.

 

 



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar