Evento

ABEMI promove discussão sobre crise energética

Redação TN Petróleo/Assessoria
02/12/2021 17:39
ABEMI promove discussão sobre crise energética Imagem: Divulgação Visualizações: 121

Aconteceu ontem, dia 01/12/21, a live promovida pela ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia Industrial) sobre a “Crise Energética: causas, consequências e desdobramentos”.  O evento contou com a participação de Mario Menel, presidente do FASE (Fórum das Associações do Setor Elétrico): Newton Duarte (COGEN), José Antunes (Nova Engevix), Antônio Correa de Lacerda (Economista) e Élcio Pasqualucci (ABEMI), tendo como mediador Joaquim Maia, diretor da ABEMI.

Na ocasião, foram debatidos temas desde as causas que levaram à atual situação, até como minimizar os efeitos a médio prazo, visando equalizar o sistema energético.

Um dos pontos em comum entre os palestrantes foi que a energia representa um componente crítico para o crescimento econômico e, nesse sentido, foram explorados diferentes cenários para a superação da crise.

Com abordagem extremamente ricas, os participantes salientaram a importância de um planejamento conciso, além de alertarem para a necessidade de que outras matrizes energéticas tenham expansão de oferta, de forma a garantir à sociedade o suprimento energético com adequados custos, em bases técnica e ambientalmente sustentáveis.

Matrizes estas que podem ser viáveis em cada setor de atividade na economia brasileira, mas que devem ser situadas em termos de sua aplicação, custo, evolução, agentes que poderiam estar envolvidos na sua disseminação e políticas que pudessem facilitar a sua introdução.

Vale ressaltar que além da hidrelétrica, a matriz energética do Brasil também é dividida em: gás natural, eólica, biomassa, carvão e derivados, nuclear, derivados do petróleo e solar.

Por fim, avaliam os experts o setor tem como desafio buscar soluções inovadoras, capazes de promover e acolher as novas tecnologias.

A íntegra do debate pode ser visto no canal da Abemi no Youtube, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=DtePHl9W_AA

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.