Evento

ABEMI promove discussão sobre crise energética

Redação TN Petróleo/Assessoria
02/12/2021 14:39
ABEMI promove discussão sobre crise energética Imagem: Divulgação Visualizações: 1537

Aconteceu ontem, dia 01/12/21, a live promovida pela ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia Industrial) sobre a “Crise Energética: causas, consequências e desdobramentos”.  O evento contou com a participação de Mario Menel, presidente do FASE (Fórum das Associações do Setor Elétrico): Newton Duarte (COGEN), José Antunes (Nova Engevix), Antônio Correa de Lacerda (Economista) e Élcio Pasqualucci (ABEMI), tendo como mediador Joaquim Maia, diretor da ABEMI.

Na ocasião, foram debatidos temas desde as causas que levaram à atual situação, até como minimizar os efeitos a médio prazo, visando equalizar o sistema energético.

Um dos pontos em comum entre os palestrantes foi que a energia representa um componente crítico para o crescimento econômico e, nesse sentido, foram explorados diferentes cenários para a superação da crise.

Com abordagem extremamente ricas, os participantes salientaram a importância de um planejamento conciso, além de alertarem para a necessidade de que outras matrizes energéticas tenham expansão de oferta, de forma a garantir à sociedade o suprimento energético com adequados custos, em bases técnica e ambientalmente sustentáveis.

Matrizes estas que podem ser viáveis em cada setor de atividade na economia brasileira, mas que devem ser situadas em termos de sua aplicação, custo, evolução, agentes que poderiam estar envolvidos na sua disseminação e políticas que pudessem facilitar a sua introdução.

Vale ressaltar que além da hidrelétrica, a matriz energética do Brasil também é dividida em: gás natural, eólica, biomassa, carvão e derivados, nuclear, derivados do petróleo e solar.

Por fim, avaliam os experts o setor tem como desafio buscar soluções inovadoras, capazes de promover e acolher as novas tecnologias.

A íntegra do debate pode ser visto no canal da Abemi no Youtube, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=DtePHl9W_AA

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Oferta Permanente
Inclusão de 15 novos blocos no edital da Oferta Permanen...
14/03/26
Rio de Janeiro
Prefeitura assina cessão do prédio do Automóvel Clube pa...
13/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Meio Ambiente
Após COP30, IBP promove encontro para debater agenda cli...
13/03/26
QAV
Aprovada resolução que revisa as regras voltadas à quali...
13/03/26
Biocombustíveis
ANP participará de projeto de pesquisa sobre aumento de ...
13/03/26
Resultado
Petrobras recolheu R$ 277,6 bilhões de Tributos e Partic...
13/03/26
Internacional
Diesel S10 sobe 16,43% em 12 dias, mostra levantamento d...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Energia Elétrica
Geração distribuída atinge marco de 50 GW e se consolida...
12/03/26
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
Resultado
PRIO registra receita de US$ 2,5 bilhões em 2025 com exp...
11/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Pré-Sal
Seatrium impulsiona P-78 à injeção do primeiro gás após ...
11/03/26
PPSA
Assinatura de contratos de Mero e Atapu consolida result...
11/03/26
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.