Parceria

ABEMI e Câmara do Comércio Árabe Brasileira assinam parceria para o crescimento da engenharia brasileira

Redação TN Petróleo/Assessoria
23/06/2021 14:34
Visualizações: 1719 (0) (0) (0) (0)

A ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia Industrial e a CCAB - Câmara de Comércio Árabe Brasileira acabam de assinar um memorando de entendimento (MOU) com objetivo de alinhar bases negociais e linhas de ação entre as duas entidades. Para tanto, realizou-se uma reunião virtual, onde cada uma das partes apresentou a importância desta parceria.

InstitucionalNa ocasião, o embaixador Osmar Chohfi, presidente da CCAB, falou sobre o mundo árabe que apresenta inúmeras possibilidades para a engenharia brasileira, já que há muitos projetos em desenvolvimento, a exemplo da ampliação do Canal de Suez no Egito. Os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita, a Argélia e o Iraque também têm importantes projetos e enormes oportunidades, como a criação de cidades industriais. O Brasil já foi grande exportador de serviços para essas regiões, sobretudo de obras públicas.

Atualmente o comércio entre o Brasil e o mundo árabe atinge em torno de US$ 16,8 bilhões anual e o desafio, segundo o embaixador, é aumentar e diversificar este intercâmbio e trazer mais investimentos árabes para o Brasil. Outro desafio, segundo o embaixador, “é o de continuar esse nosso esforço de modernização. Temos que estar aptos a ingressar na economia 4.0. Precisamos criar uma estrutura tecnológica robusta, que é o que nós já estamos fazendo. Criamos a plataforma digital Ellos, que será um espaço de interlocução entre as startups brasileiras e as árabes. Nosso planejamento estratégico – com metas para daqui a dez anos, mas que antecipamos para cinco anos – nos dá um roteiro seguro para o fortalecimento de nossa atuação, com objetivos precisos e realizáveis”.

Ainda durante a reunião, o diretor da ABEMI, Marcelo Corrêa, apresentou a estrutura da entidade, com ênfase nos seis grupos de trabalhos que estão à frente das principais atividades. São eles o de Saneamento, Meio Ambiente e Resíduos Sólidos; Tecnologia e Inovação; Assuntos Jurídicos; SMS e Produtividade; Gestão Competitiva e o de Energia. Além do Comitê Permanente de Compliance.

Divulgação

Atuação única

Além disso, Corrêa destacou que a ABEMI é a única associação nacional que congrega toda a rede de fornecimento da Engenharia: Projetos e Gerenciamento, Construção Civil, Montagem Eletromecânica, Manutenção, Fabricação e Logística. “Dada sua representatividade no cenário brasileiro, a associação tem contribuído para a retomada do crescimento econômico, por meio do compromisso e desenvolvimento de novas tecnologias para gerar uma maior competividade das empresas brasileiras, além de ações de apoio junto ao governo e órgãos públicos. Esse protagonismo dá a certeza que a parceria com a CCAB será extremamente promissora e trará importantes resultados”, afirmou Gabriel Aidar Abouchar, presidente da ABEMI.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa amanhã
08/09/25
São Paulo
FIEE 2025 tem início nesta terça-feira, dia 9, com 600 m...
08/09/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado registram alta na primeira sem...
08/09/25
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa na próxima semana
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23