Sucesso da primeira operação do combustível é um marco para a descarbonização do setor marítimo brasileiro.
Assessoria Wilson SonsA efen e a Wilson Sons realizaram no final de março o primeiro abastecimento de HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) do setor marítimo brasileiro. Inédita, a operação de movimentação do combustível foi realizada no Terminal de Líquidos do Açu (TLA), da Vast Infraestrutura.
Este é o primeiro teste de HVO em embarcações no país, que recebeu em fevereiro deste ano a anuência da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Também conhecido como diesel renovável ou diesel verde, o combustível foi importado pela efen para testes nos rebocadores da Wilson Sons, que operam no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), em substituição ao óleo diesel marítimo.
"Este é um grande marco para a efen e todas as empresas envolvidas, sendo um passo relevante para a descarbonização no setor marítimo e portuário em âmbito nacional. Abastecemos os primeiros metros cúbicos de HVO e a expectativa é, em breve, de ampliar o fornecimento a outras embarcações de diferentes portes no Porto do Açu", explica Rafael Pinheiro, CEO da efen.
O estudo com o diesel verde no Açu prevê análises de eficiência, de efeitos nos processos de manutenção e redução de emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE. O uso do combustível pode diminuir mais de 80% as emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2eq), considerando-se o ciclo de vida completo do insumo, mas a redução no futuro pode ser ainda maior, considerando-se a produção aqui no Brasil.
Parceira da efen, a Wilson Sons tem a expectativa de que a iniciativa possa contribuir com as metas de redução de carbono da companhia na frota que conta com mais de 80 embarcações.
"Acreditamos que o uso do HVO, um combustível 100% compatível com os motores da nossa frota, representa um passo significativo em nossa jornada de redução de emissões", afirma Marcio Castro, diretor executivo da Wilson Sons. "Somente com parceiros alinhados em busca de uma operação mais sustentável, teremos nossos objetivos de descarbonização alcançados. E com Porto do Açu, Vast e Efen, temos certeza que estamos no caminho certo", completa.
Para a Vast, a operação reforça o protagonismo do Terminal de Líquidos (TLA) da companhia, que fornece a infraestrutura necessária para a movimentação de biocombustíveis, como o HVO.
"A expectativa é ampliar o TLA, com futura construção de tanques para realizar a armazenagem e adição de biocomponentes aos combustíveis marítimos e capturar volumes de líquidos que hoje ainda não estão previstos no Terminal. Nosso plano é de que nos próximos anos a Vast tenha um hub operando uma gama diversificada de líquidos, como combustíveis claros, lubrificantes, etanol e químicos", projeta Eduardo Goulart, diretor Comercial da Vast Infraestrutura.
Plataforma para projetos que visam a industrialização de baixo carbono, o Porto do Açu reforça a importância do pioneirismo do combustível.
"Estamos atentos às metas de descarbonização em portos e ter a disponibilidade de HVO no Açu é fundamental para que nossos parceiros e clientes tenham a opção de já realizar as movimentações com redução de emissão de CO2eq. Trabalhamos também com empresas globais que já possuem acordos assinados com este porto-indústria para a instalação de plantas para a produção de combustíveis que não sejam fósseis, além do HVO, a partir de hidrogênio verde e amônia", diz Eugenio Figueredo, CEO do Porto do Açu.
Sobre a efen - A Efen é um dos principais fornecedores de combustíveis e serviços logísticos de abastecimento marítimos do país, com mais de dez anos de história (como NFX). É uma JV entre a bp e a Prumo Logística, referências em seus respectivos mercados. A efen atua no porto do Açu e offshore, nas áreas de influência das Bacias de Campos, Santos e do Espírito Santo. Possui duas embarcações dedicadas ao atendimento dos clientes, e já realizou mais de 5.000 abastecimentos em total segurança.
Sobre a Wilson Sons - Reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, a Wilson Sons tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia.
Sobre o Porto do Açu -Localizado na região norte do Rio de Janeiro, o Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria privado de águas profundas da América Latina. Em operação desde 2014, é administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística, controlada pelo EIG, e o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional. Ao todo, são 22 empresas já instaladas, entre clientes e parceiros, sendo várias delas companhias de classe mundial. Com atividades de minério, petróleo e gás natural consolidadas e em expansão, o Açu busca acelerar a industrialização com foco em projetos de baixo carbono, sendo reconhecido como o porto da transição energética no país.
Sobre a Vast Infraestrutura
A Vast Infraestrutura, uma empresa do Grupo Prumo, é a líder no transbordo de petróleo no país e oferece infraestrutura e soluções logísticas para a movimentação de líquidos de forma segura, limpa, eficiente e sustentável. Com atividades iniciadas em 2016, a empresa é proprietária do único terminal privado no país capaz de operar navios da classe VLCC (Very Large Crude Carrier). Atualmente o terminal de petróleo da Vast (T-Oil) já é responsável por cerca de 40% de toda a exportação de petróleo no Brasil. A companhia também está ampliando o portfólio de serviços por meio da combinação de operações de dutos e tanques de armazenagem voltados para o mercado de petróleo e demais líquidos, com o Terminal de Líquidos do Açu (TLA) e o Projeto SPOT.
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