ANP

A produção total de fevereiro foi de 4,487 milhões boe/d

Assessoria ANP
02/04/2025 03:21
A produção total de fevereiro foi de 4,487 milhões boe/d Imagem: Divulgação Visualizações: 520 (0) (0) (0) (0)

A ANP divulgou hoje (1/4) o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural de fevereiro de 2025, que traz os dados consolidados da produção nacional. A produção total (petróleo + gás natural) foi de 4,487 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).


Com relação ao petróleo, foram extraídos 3,488 milhões de barris por dia (bbl/d), um aumento de 1,1% na comparação com o mês anterior e de 1,2% em relação ao mesmo mês de 2024.

A produção de gás natural em fevereiro foi de 158,76 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d). Houve queda de 1,2% frente a janeiro e aumento de 6,8% na comparação com fevereiro de 2024.

Pré-sal

A produção total (petróleo + gás natural) no pré-sal, em fevereiro, foi de 3,532 milhões de boe/d e correspondeu a 78,8% da produção brasileira. Esse número representa um crescimento de 1,8% em relação ao mês anterior e de 5,9% na comparação com o mesmo mês de 2024.

Foram produzidos 2,740 milhões de bbl/d de petróleo e 126,02 milhões de m³/d de gás natural por meio de 162 poços.

Aproveitamento do gás natural

Em fevereiro, o aproveitamento de gás natural foi de 96,9%. Foram disponibilizados ao mercado 48,54 milhões de m³/d e a queima foi de 4,91 milhões de m³/d. Houve aumento de 9,7% na queima, em relação ao mês anterior, e redução de 7,1% na comparação com fevereiro de 2024.

Origem da produção

No mês, os campos marítimos produziram 97,4% do petróleo e 87,1 % do gás natural. Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, foram responsáveis por 89,26% do total produzido. A produção teve origem em 6.479 poços, sendo 527 marítimos e 5.952 terrestres.

Campos e instalações

No mês de fevereiro, o campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor, registrando 760,73 mil bbl/d de petróleo e 38,17 milhões de m³/d de gás natural. Já a instalação com maior produção foi a FPSO Guanabara, na jazida compartilhada de Mero, com 183.584 bbl/d de petróleo e 12,03 milhões de m³/d de gás.

Sobre o Boletim da Produção de Petróleo e Gás

Além da publicação tradicional em .pdf, é possível consultar os dados do boletim de forma interativa utilizando a tecnologia de Business Intelligence (BI). A ferramenta permite que o usuário altere o mês de referência para o qual deseja a informação, além de diferentes seleções de períodos para consulta e filtros específicos para campos, estados e bacias.

Variações na produção são esperadas e podem ocorrer devido a fatores como paradas programadas de unidades de produção em função de manutenção, entrada em operação de poços, parada de poços para manutenção ou limpeza, início de comissionamento de novas unidades de produção, dentre outros. Tais ações são típicas da produção de petróleo e gás natural e buscam a operação estável e contínua, bem como o aumento da produção ao longo do tempo.

Acesse o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural: https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins-anp/boletins/boletim-mensal-da-producao-de-petroleo-e-gas-natural.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Itaguaí
Inovação: programa de capacitação tecnológica para traba...
16/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Rio de Janeiro
Guarda Portuária da PortosRio participa de intercâmbio i...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Bacia de Santos
Karoon conclui aquisição do FPSO Cidade de Itajaí
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Rio de Janeiro
Integrante da Guarda Portuária da PortosRio é a primeira...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Vesper, líder em Ventiladores e Exaustores industriais E...
07/05/25
Logística
Vast conclui milésima operação de transbordo de petróleo
06/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio recebe conferência internacional da APLOP e...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Evento
PortosRio estreia com destaque na Intermodal 2025 e proj...
24/04/25
Meio ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
23/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22