Mulheres na indústria

A geóloga Lúcia Travassos, vai receber a medalha de ouro Pandiá Calógeras da SBG

Redação TN Petróleo/Assessoria
01/08/2024 17:59
A geóloga Lúcia Travassos, vai receber a medalha de ouro Pandiá Calógeras da SBG Imagem: Divulgação Visualizações: 1247 (0) (0) (0) (0)

A pesquisadora em geociências e assessora da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do Serviço Geológico do Brasil (SGB), a geóloga Lúcia Travassos da Rosa Costa (foto), vai receber a medalha de ouro Pandiá Calógeras, concedida pela Sociedade Brasileira de Geologia, em reconhecimento à sua trajetória de contribuição para o desenvolvimento das ciências geológicas no país.

"Recebo o reconhecimento da nossa Sociedade Brasileira de Geologia com grande alegria e com a consciência de que, embora a medalha seja nominal, ela representa uma conquista coletiva. Por isso eu sinto uma imensa gratidão e compartilho esta honraria com todos que estiveram comigo durante a minha trajetória profissional, especialmente os colegas do SGB."

Trajetória profissional

Lúcia Travassos é geóloga, formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com doutorado em geotectônica e evolução crustal pela mesma instituição, em parceria com a Universidade de Ciências de Montpellier (França). Ingressou no SGB em 1996, onde atuou em diversos projetos geológicos na Amazônia.

Foi gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Belém (2012-2017) e chefe do Departamento de Geologia (2017-2022), sendo responsável pela coordenação nacional de programas de mapeamento geológico e geologia regional, liderando equipes de pesquisadores de todas as unidades da empresa. Atualmente é assessora da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais. Tem atuado em diversas ações estratégicas do SGB, a exemplo da implantação da Plataforma do Mapeamento Geológico, do Programa de Residência em Ciências da Terra e do Balanço Social da empresa.

Também presidiu o 45º Congresso Brasileiro de Geologia (2010) e o Núcleo Norte da Sociedade Brasileira de Geologia (2007-2009). Sua produção técnico-científica principal envolve, além de uma série de mapas e relatórios técnicos de projetos do SGB, artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, capítulos de livros, trabalhos publicados em eventos técnico-científicos nacionais e internacionais e a organização de duas edições do livro Contribuições à Geologia da Amazônia.

Participa, como orientadora ou co-orientadora, de trabalhos de conclusão de cursos de graduação em geologia e pesquisas de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da UFPA. Tem atuado como revisora de artigos científicos submetidos a periódicos nacionais e internacionais e como membro de bancas examinadoras de pesquisas em níveis de doutorado, mestrado e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Ao longo de sua trajetória profissional, participou de dezenas de eventos técnico-científicos, apresentando trabalhos como convidada (palestrante, coordenadora de sessão temática, integrante de mesas-redondas e reuniões temáticas), incluindo a representação do SGB em eventos internacionais.

Em 2018 foi condecorada Personalidade do Ano pela Revista Brasil Mineral, em reconhecimento aos trabalhos realizados na Reserva Nacional do Cobre e Associados (RENCA).

Premiação

Desde 1975 a Sociedade Brasileira de Geologia concede bianualmente a Medalha de Ouro Pandiá Calógeras a profissionais que tenham contribuído para o desenvolvimento do setor mineral brasileiro e das ciências geológicas, por meio de ações políticas, sociais ou administrativas.

A entrega da medalha ocorrerá durante a cerimônia de abertura do 51º Congresso Brasileiro de Geologia, que será realizado de 13 a 17 de outubro de 2024, em Belo Horizonte (MG).
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Sebrae Rio: inscrições para Missão Técnica para OTC em H...
02/04/25
Pessoas
Luis Fernando Paroli assume a presidência da PPSA
02/04/25
Vitória PetroShow 2025
Vitória PetroShow 2025 dá início ao maior evento capixab...
01/04/25
Drilling
Constellation anuncia contrato de US$ 170 milhões com a ...
01/04/25
Leilão
PPSA vai comercializar 75,5 milhões de barris de petróle...
01/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de janeiro para contratos ...
01/04/25
Petrobras
Preços de diesel para distribuidoras têm aumento
01/04/25
Meio Ambiente
Petrobras e BNDES firmam parceria para reflorestar a Ama...
01/04/25
IBEM25
Energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológic...
31/03/25
IBEM25
SOWITEC tem presença destacada no iBEM 2025
31/03/25
Margem Equatorial
Petrobras contribui para ampliação da plataforma contine...
30/03/25
IBEM25
Em congresso internacional de energia, Petrobahia debate...
29/03/25
Mulheres na indústria
Repsol Sinopec Brasil lança Prêmio Ciência Delas
28/03/25
Conteúdo Local
ANP divulga informações sobre o conteúdo local definido ...
28/03/25
Refino
Acelen lança programa para fortalecer cadeia produtiva
28/03/25
Evento
Finanças solidárias na Bahia: workshop promovido pela SD...
28/03/25
Pernambuco
Capacidade de processamento da RNEST é ampliada com conc...
28/03/25
Internacional
Tecnologia da brasileira Vidya está sendo usada em opera...
28/03/25
IBEM25
Estudantes de Engenharia adaptam veículo para a geração ...
28/03/25
IBEM25
Encerramento do iBEM 25: Um Marco na Discussão Energétic...
28/03/25
IBEM25
iBEM 25: Conferência discute desafios da reciclagem de a...
27/03/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.