Refinarias

A agonia de Manguinhos

Jornal do Brasil
03/08/2005 03:00
Visualizações: 348 (0) (0) (0) (0)

Com prejuízos de R$ 5 milhões por mês devido à defasagem de preços, refinaria fecha as portas à espera de acordo com a Petrobras.
A refinaria de Manguinhos, controlada pelos grupos Repsol, da Espanha, e Peixoto de Castro, encerrará as atividades hoje, no ano em que completa meio século de existência. Em sua porta, às margens da Avenida Brasil, os 500 funcionários permanecerão acampados pelos próximos dias, à espera de uma solução do governo, que estuda a alternativa apresentada pela Petrobras aos acionistas de Manguinhos. A proposta é que a refinaria possa utilizar a estrutura logística da Petrobras para exportar derivados e, com isso, reverter o prejuízo obtido na atividade no mercado interno.
A solução apresentada, no entanto, ainda depende de acertos com o Ministério de Minas e Energia, e poderá impedir a demissão dos funcionários da refinaria a partir do próximo dia 19, conforme já comunicado por Manguinhos ao Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ).
Uma das únicas duas refinarias privadas do país - a outra é da Ipiranga, no Rio Grande do Sul -, Manguinhos registrou prejuízo de R$ 5 milhões por mês no primeiro semestre deste ano, em função da política de preços da Petrobras, que não repassa integralmente as variações das cotações internacionais do petróleo. Assim, as refinarias privadas não podem repassar ao consumidor o efeito da alta do petróleo no mercado externo, uma vez que a líder Petrobras dita os preços aqui dentro. Segundo estudo elaborado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), não fosse a atuação da Petrobras, a gasolina deveria estar 30% mais cara.
Além dessa, que seria a primeira opção entre quatro propostas analisadas até agora, o ministério também tenta liberar junto à Secretaria do Tesouro Nacional recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) - o tributo que incide sobre a comercialização da gasolina -, para subsidiar a operação de refino.
Uma terceira proposta, praticamente já descartada pelo próprio ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, seria o arrendamento temporário da refinaria pela Petrobras, até que ocorresse uma normalização dos preços no mercado internacional. A quarta e última proposta, já rejeitada pelos sócios de Manguinhos, previa a extensão do acordo firmado no ano passado pela Petrobras para viabilizar a sobrevivência econômica da Ipiranga.
Pelos termos acertados com o grupo Ipiranga, as duas empresas fixaram duas bandas de flutuação para os preços internacionais do petróleo, a partir das quais seriam feitos acertos mensais entre as partes. Se os preços excedessem o teto, a Petrobras ressarciria a refinaria. Caso contrário, a Ipiranga teria que reembolsar a diferença para a Petrobras.
O diretor da Área de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou que a solução do impasse não depende mais da Petrobras. Segundo ele, a saída está nas mãos do grupo Peixoto de Castro e da Repsol, que mantêm entendimentos com o ministro Silas Rondeau nos últimos dias. A expectativa do ministro é de que seja encontrada uma fórmula até o próximo dia 10 para manter as atividades da refinaria, que tem capacidade para produzir 15 mil barris por dia de derivados.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
Energia Elétrica
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
23/04/25
Combustíveis
Abastecimento de combustíveis: ANP debate atuação de órg...
22/04/25
Startups
Concluída a avaliação das startups que se inscreveram na...
22/04/25
Etanol
Hidratado recua após duas semanas em alta; Anidro fecha ...
22/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22