Levantamento

3º estudo da Funai segue indefinido sobre área da refinaria Premium II

Diário do Nordeste
14/06/2011 09:14
Visualizações: 764
O prazo estipulado pelo governador Cid Gomes para o repasse do terreno da Refinaria Premium II à Petrobras e assinatura do termo de compromisso com a empresa já se venceu há quase dois meses e deve seguir atrasando. Isso porque a Funai (Fundação Nacional do Índio) não tem previsão de quando realizará um novo estudo de campo na área do empreendimento. Com isso a indefinição com relação à delimitação das terras da tribo Anacé deve continuar sendo um entrave à transferência do espaço à estatal e, consequentemente, ao início dos primeiros trabalhos para a construção do projeto no Complexo Industrial e Portuário do Pecém(Cipp).


No fim do mês passado, o secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho, havia informado que esta era a única pendência a ser solucionada para dar prosseguimento ao empreendimento, ainda que toda a área já estivesse sob o poder do Governo.


A Funai já realizou dois levantamentos no terreno da Premium II, mas devido à complexidade da questão, a Fundação viu a necessidade de retorno da equipe para um estudo mais minucioso. O grupo de trabalho vai complementar os levantamentos documentais e etnológicos para elaboração da proposta de delimitação das terras. A previsão inicial era de que isso seria feito até maio. Após o último estudo, o grupo técnico responsável ainda terá 110 dias para a apresentação dos relatórios preliminares.


Último terreno


A reunião que definiria a desapropriação do último terreno na área da refinaria foi adiada. De acordo com o titular da Procuradoria do Patrimônio e do Meio-Ambiente (Proprama), Diogo Musy, o próximo encontro para decidir sobre o imóvel de 50 hectares ainda não foi definido.


Terraplanagem


Durante os testes dos VLTs da linha oeste, o prefeito de Caucaia, Washington Góis, afirmou que os problemas com desapropriações da Premium II estão resolvidos. Segundo ele, as primeiras obras devem começar no próximo semestre. "Esperamos a terraplenagem no início do próximo semestre", pontuou.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Cana Summit
Diesel sob pressão no campo acelera corrida por novas fo...
14/04/26
Pessoas
Eduardo Beser é o novo diretor-geral de Operações no Bra...
13/04/26
Evento
Promoção da Infis, 4º Seminário Tributação em Óleo e Gás...
13/04/26
Investimento
Camorim investe R$ 52 mi na construção de uma das maiore...
13/04/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de hidrocarbonetos em águas profundas no...
13/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste es...
10/04/26
ANP
Fiscalização: aprovada consulta pública para revisão de ...
10/04/26
ANP
Reservas provadas de petróleo no Brasil cresceram 3,84% ...
10/04/26
Bacia de Campos
Petrobras retoma 100% de participação no campo de Tartar...
10/04/26
Oportunidade
Por que formar profissionais para funções críticas se to...
09/04/26
Energias Renováveis
Crise energética global impulsiona protagonismo do Brasi...
09/04/26
Pessoas
Alcoa e Posidonia reforçam avanços na equidade de gênero...
08/04/26
Evento
Fórum nacional debate expansão do biogás e do biometano ...
08/04/26
Curso
Firjan SENAI e Foresea assinam parceria para oferecer cu...
08/04/26
Posicionamento IBP
Taxação de 12% na MP1340 gera sobreposição tributária e ...
08/04/26
iBEM26
Entrevista exclusiva: Rosatom mira o Brasil e reforça pr...
07/04/26
Resultado
Porto do Açu garante R$ 237 milhões em royalties retroat...
07/04/26
Pessoas
Angélica Laureano é a nova Diretora Executiva de Logísti...
07/04/26
Biometano
ANP credencia primeiro Agente Certificador de Origem (AC...
07/04/26
ANP
Conteúdo local: ANP ultrapassa marco de 30 TACS
07/04/26
Cana Summit
Juros elevados e crédito mais restrito colocam fluxo de ...
07/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23