A 3M do Brasil firmou seu primeiro contrato para o fornecimento do ACCR (Aluminum Conductor Composite Reinforced), tecnologia patenteada internacionalmente pela empresa que representa um forte avanço para a ampliação da capacidade de linhas de transmissão elétrica. A CTEEP (Companhia de Transmi
AssessoriaA 3M do Brasil firmou seu primeiro contrato para o fornecimento do ACCR (Aluminum Conductor Composite Reinforced), tecnologia patenteada internacionalmente pela empresa que representa um forte avanço para a ampliação da capacidade de linhas de transmissão elétrica. A CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) será a primeira empresa na América Latina – e a terceira fora dos Estados Unidos – a possuir esta solução em sua rede de transmissão.
Recentemente estruturada no Brasil, a área de negócios da 3M dedicada a este mercado oferece os cabos ACCR, os quais possuem características únicas, como o peso 30% inferior, capacidade de conduzir até três vezes mais corrente e rapidez no processo de instalação, quando comparados aos condutores convencionais em alma de aço –, pois dispensam a construção de novas torres. “Diante da necessidade de aumentar a potência da Linha de Transmissão 138 kV Jupiá – Três Irmãos (SP), a CTEEP identificou o sistema oferecido pela 3M como a solução disponível de melhor custo-benefício, pois possibilitará substituir os cabos condutores atuais, mantendo a mesma estrutura de torres de transmissão”, afirma Caetano Cezário Neto, gerente do departamento de Engenharia da CTEEP.
A linha de transmissão possui um trecho de travessia sobre o Rio Paraná de 1.500 metros de extensão, com três torres instaladas no leito do rio. Somado a esse fato, o respeito ao meio ambiente – Jupiá banha a divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul – representou outra particularidade para a Transmissão Paulista no processo de definição do sistema ideal.
“Submetidos a diversos testes em campo, os condutores ACCR da 3M resistem a condições adversas de climas, como ambientes com grande variação de temperatura, ambientes corrosivos devido a alta salinidade, ventos intensos, entre outras. Além disso, nosso sistema dispensa a construção de novas torres e fundações”, explica Cláudia Costa Dominguite, gerente de desenvolvimento de negócios ACCR da 3M para a América Latina.
“Os diferenciais dos condutores ACCR foram fundamentais para a escolha da 3M como fornecedora para esta linha de transmissão. Precisávamos de um produto que se adequasse às nossas necessidades, com custo benefício satisfatório”, finaliza Cezário Neto.
Diferenciais ACCR
O grande diferencial do sistema ACCR é a tecnologia 3M empregada no cabo condutor de energia, que traz em sua “alma” (ou núcleo) um compósito metálico-cerâmico que, em vez da tradicional alma de aço, utiliza-se de alumínio puro e fibras cerâmicas (compósito metálico-cerâmico). O resultado é um cabo de menor coeficiente de dilatação térmica e altíssima resistência mecânica – o que possibilita operar sob temperaturas mais elevadas (até 210º C), dando maior capacidade na transmissão de corrente elétrica –, e menor peso (em média 30% inferior aos cabos tradicionais). Estes diferenciais permitem sua instalação em torres de transmissão já existentes ampliando sua capacidade de transmissão ou de se aumentar a altura existente entre o solo e o cabo, com a vantagem de gerar uma “flecha” menor (ou um cabo com uma curvatura menor), obedecendo aos limites de normas e proporcionando a passagem de veículos, navios, com segurança, entre outros benefícios.
Fale Conosco