Energia solar

30 anos de energia solar x 65 toneladas de carvão: veja 3 projetos de energia solar exemplos de sustentabilidade


23/05/2019 13:36
30 anos de energia solar x 65 toneladas de carvão: veja 3 projetos de energia solar exemplos de sustentabilidade Imagem: Divulgação Visualizações: 276

A energia solar é a fonte de maior abundância disponível para geração de energia elétrica no Brasil. Iniciativas empresariais que estão valorizando a preservação do meio ambiente entregam números surpreendentes na redução de poluentes.

Desde 2012, quando moradores e empresários tiveram autorização para produzir sua própria energia elétrica, o impacto foi muito além dos bolsos dos brasileiros que sentiram a redução de 95% no valor mensal da conta de energia.

A quantidade de poluentes que foram evitados de serem produzidos e eliminados no meio ambiente é, ainda bem, equivalente a vários campos de futebol, toneladas de carvão e milhares de carros movidos sem emissão de gás na atmosfera.

Confira 3 projetos de Energia Solar de iniciativas brasileiras e os números que eles representam!

30 Anos de Energia Solar X 65 Toneladas de carvão

Mesmo com uma iniciativa de pequena escala, o resultado na preservação ambiental usando energia solar é muito relevante.

Representando uma economia de mais de 3 Mil Reais na conta de energia elétrica, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) inaugurou recentemente o seu projeto piloto de instalação de placas fotovoltaicas.

Claro que o impacto vai muito além do saldo da conta de energia.

Só com 15 placas instaladas para converter os raios solares em eletricidade, o hospital vai produzir energia limpa por 30 anos equivalente a queima de 65 toneladas de carvão (termelétricas) ou, se preferir, 500 mil km rodados num carro movido a gasolina.

Complexo de Usinas Solares X 400 Mil Carros

Outra grande empresa que apresentou iniciativas voltadas para a sustentabilidade é a Claro Brasil.

A previsão era diminuir a emissão de mais de 100 mil toneladas métricas de gás carbônico, o que equivale à remoção de mais de 400 mil carros das ruas.

O programa Energia da Claro tem o objetivo de cobrir 80% do que a empresa utiliza em suas operações em todo o Brasil, mais de 600.000 MWh/ano.

O complexo ocupa uma área de 45 hectares e irá gerar energia equivalente ao consumo de uma cidade de 250 mil habitantes.

Em 2018, estava prevista a inauguração de mais 20 parques solares, quatro parques eólicos, seis usinas de Biogás e três de cogeração qualificada.

450 MW de Energia Solar Por Ano X 200 casas populares

A Algar Tech, multinacional brasileira, tem dois projetos de eficiência energética com módulos fotovoltaicos.

A luz solar é captada por meio de 1.224 painéis fotovoltaicos de 245Wp de potência instalados no telhado do prédio principal da empresa em Uberlândia.

Ocupam 3.300 m², sendo capaz de gerar 450 MWh por ano, o equivalente ao consumo anual de, pelo menos, 200 casas populares.

Outro projeto está instalado em Campinas, com 650 placas fotovoltaicas que anualmente reduz em 547 toneladas de emissão de gases de efeito estufa.

Esta foi só uma pequena demonstração, o panorama da Energia Solar no Brasil só tende a crescer e melhorar.

O mercado de distribuição de energia elétrica está em crise de abastecimento e fornecimento, e com constantes aumentos das tarifas para os consumidores.

Isso quer dizer que cada vez mais os moradores e empresários têm despertado para o uso inteligente de energias renováveis.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20