Energia Solar

2W Energia se une a Ecogen Brasil para fornecimento de energia solar em Pernambuco

Com a nova parceria, companhia expande o serviço de geração distribuída e segue na democratização do acesso à energia renovável no País

Redação TN Petróleo/Assessoria
25/11/2021 11:20
2W Energia se une a Ecogen Brasil para fornecimento de energia solar em Pernambuco Imagem: Divulgação Visualizações: 2808

A 2W Energia, uma das maiores cleantechs do país que democratizou o acesso à energia renovável para pequenas e médias empresas, fechou parceria com a Ecogen, empresa do Grupo Mitsui & Co., Ltd. e referência no desenvolvimento, implantação e gerenciamento de soluções energéticas, para o fornecimento de 4 MW de potência de energia solar em geração distribuída (GD) em Pernambuco. O acordo vai permitir a expansão do serviço de GD da companhia, oferecendo energia renovável a micro e pequenas empresas e residências do Estado. 

A parceria permite, por meio de tecnologia 100% digital, que consumidores pernambucanos tenham acesso à energia limpa e renovável, com um consumo inteligente, sem a necessidade de investimentos em energia solar. Além disso, o sistema possibilita um desconto na tarifa de energia elétrica. 

“A digitalização é o futuro do setor elétrico. A parceria com a Ecogen mostra que, cada vez mais, disseminamos a consciência e o uso da energia limpa por meio da tecnologia. A 2W tem como missão levar energia limpa a todos os brasileiros, reinventando a relação da sociedade com a energia. Já começamos esse modelo em Minas Gerais, estamos chegando a Pernambuco e certamente vamos expandir para outros Estados”, comenta Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia.

A solução, que já está disponível em Minas Gerais, funciona por meio da plataforma de varejo da 2W Energia que atua como um marketplace de créditos de GD, onde empresas ou pessoas físicas podem aderir como consorciadas ou cooperadas dos centros de geração distribuída compartilhada da 2W. Ao mesmo tempo, a companhia disponibiliza ao mercado, por meio de aluguel, a capacidade de geração para ganhar escala na plataforma digital.

Para Luiz Cabral, CEO da Ecogen, a parceria é extremamente relevante para o setor. “Ganhamos capilaridade e força para implementar um novo modelo ao mercado. O setor de energia busca soluções que agregam valor, mudando as relações de consumo e certamente essa parceria traz essa inovação”, ressalta. 

Expansão da Geração Distribuída

Em 2021, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a geração distribuída (GD) passou os 7 GW operacionais em território nacional. E, de acordo com a última projeção da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Brasil pode atingir uma capacidade de 24,5 Gigawatts em Geração Distribuída até 2030. Para isso, a EPE estima um total de 3 milhões de consumidores e um total de investimentos na ordem de R$70 bilhões.

A 2W Energia e a Ecogen já estudam parcerias para o fornecimento de energia solar por meio da GD em outros Estados do Brasil. A estimativa das empresas é ultrapassar 25 MW em oferta de potência em geração distribuída ainda em 2021.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
COP30
IBP e Câmara Brasil-Texas debatem papel estratégico do B...
17/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Firjan
Em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan, pres...
16/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Pernambuco
Petrobras e Tenenge avançam na construção de nova unidad...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Petrobras
Reduc é a primeira refinaria do país certificada para pr...
16/10/25
PPSA
Produção de petróleo da União atingiu 168 mil barris por...
15/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23