ESG

2W Energia fortalece ações de ESG para manter crescimento sustentável

Redação TN Petróleo/Assessoria
30/08/2021 19:08
2W Energia fortalece ações de ESG para manter crescimento sustentável Imagem: Divulgação Visualizações: 147

Governança corporativa forte permite investimentos robustos, transparência nos negócios e com clientes

Para manter o crescimento sustentável, a 2W Energia, uma das principais plataformas de energia renovável do País, vem investindo fortemente em práticas ESG (environmental, social and governance). Políticas que norteiam investimentos, desenvolvimento de projetos e políticas sociais para permitir que mais empresas possam migrar para o mercado livre de energia, com custos menores e com uma energia limpa.

Divulgação

Segundo um levantamento da consultoria Bain & Company, empresas que adotam práticas ESG tem 5 a 6 vezes mais crescimento; 4 vezes aumento na penetração no mercado; três vezes mais lealdade do consumidor e duas vezes mais valor de marca. E, no varejo, isso tem impacto direto, já que a maioria dos clientes consideram a sustentabilidade um critério importante na hora da compra.

A 2W Energia tem como valor a Sustentabilidade e um pilar importante para esse objetivo é o investimento na construção de projetos de geração renovável. O primeiro é o Complexo Eólico Anemus (foto), que está sendo construído no Rio Grande do Norte, terá 138,6 MW de capacidade instalada, já totalmente estruturado financeiramente, com investimentos de R$ 650 milhões, e iniciará a geração de energia em setembro de 2022. Só este projeto contribuirá para evitar a emissão de 9,35 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera nos próximos 35 anos.

InstitucionalAs robustas medidas de governança corporativa da 2W permitiram a primeira emissão de debêntures verdes lastreada em um portfólio pulverizado de contratos de energia com pequenas e médias empresas brasileiras, com prazo entre 3 a 10 anos. Uma inovação para o mercado, com rating AA emitido pela agência de risco Fitch Ratings e certificada pela SITAWI.

Dentro da governança corporativa, a 2W conta com um conselho de administração independente e comitês de auditoria e risco, entre outros, com total autonomia para monitoramento. No ano passado, a companhia abriu capital e passou a seguir as regras e ter a supervisão da Comissão de Valores Mobiliário (CVM). Como forma de validar seus procedimentos de monitoramento e exposição a risco, a 2W Energia também foi certificada pela B3, no mais alto nível de certificação possível, nível 3.

“Com essas rígidas e modernas práticas de governança corporativa, passamos confiança aos nossos clientes, mesmo diante de grandes desafios setoriais. Nosso foco é angariar degraus cada vez mais altos, em busca de um mercado livre e competitivo, com foco no benefício ao consumidor final. A nossa missão é levar energia renovável a todos os consumidores”, destaca Mauricio Orlandi, diretor de Sustentabilidade da 2W Energia.

Relatório de Sustentabilidade

Todas as diretrizes da 2W Energia no que tange às políticas ESG estão no Relatório de Sustentabilidade da companhia. Na primeira edição, lançada neste ano, a companhia reafirma seu compromisso com a transparência e integridade, apresentando com clareza informações sobre andamento de projetos, dados financeiros, linhas de atuação e a responsabilidade no compromisso com o desenvolvimento do setor de energia. O relatório segue padrões de materialidade, como forma de orientar seus stakeholders sobre os temas de maior importância no que tange aos negócios e fatores externos.

A 2W Energia norteia sua atuação pelos pilares da sustentabilidade, tecnologia e liberdade de escolha. Por isso, direciona sua estratégia de crescimento baseado no bom relacionamento com o cliente, com o desenvolvimento de novas soluções de energia e novos negócios e atendimento diferenciado para estabelecer parcerias de longo prazo, de forma eficiente.

“Também estamos investindo em melhorar nossos processos com o intuito de sermos mais eficazes e assertivos em nossas ações socias, ambientais e de governança, acompanhando indicadores de mercado e direcionando esforços para aumentar o círculo virtuoso entre nosso negócio, as pessoas e o meio ambiente.”, conclui Orlandi.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.