Previsão

25% dos carros no mundo usarão etanol até 2050

Agência Estado
13/05/2008 10:10
Visualizações: 804

Um quarto dos carros no mundo serão movidos a etanol (álcool combustível) até 2050. A estimativa é da Agência Internacional de Energia, com sede em Paris. Segundo a entidade, 700 milhões de toneladas de biocombustíveis vão ser vendidos em meados do século. Hoje, em seu relatório mensal, a AIE apontou para uma "explosão" no uso do etanol. A agência calcula que sem o etanol, o mundo teria de produzir 1 milhão de barris a mais de petróleo para suprir o espaço que o etanol deixaria apenas nos Estados Unidos e Europa.

 

"O volume de petróleo que seria necessário para cobrir o déficit causado por uma eliminação do etanol seria enorme", afirmou a AIE. Governos em todo o mundo estão sendo atacado por suas políticas de expansão do uso do etanol, acusado de estar gerando a alta nos preços dos alimentos. Alguns, como o ex-relator da ONU para o Direito á Alimentação, Jean Ziegler, chegaram a pedir uma moratória na produção do etanol.

 

O ano deve terminar com o fornecimento de 1,5 milhão de barris de etanol por dia. Em 2007, 49% do crescimento do abastecimento de combustível nos países fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) já ocorreu graças ao etanol. Em 2008, a taxa deve ser de 55%.

 

A entidade insiste que uma diferenciação entre o etanol de cana-de-açúcar e o etanol de milho deve ser feita. "O etanol de cana produzido nas regiões tropicais e sub-tropicais como Brasil, África e Índia tem excelente características em termos econômicos, de redução de CO2 e baixa exigência de terras", afirmou a AIE, que garante que o etanol tem um papel importante no combate às mudanças climáticas.

 

Para garantir que efeitos negativos não se proliferem, a AIE pede que os governos incentivem as pesquisas sobre a segunda geração do etanol, feito a partir de produtos que não teria um impacto sobre a disponibilidade de alimentos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23