acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Edital

1ª Chamada Pública do Programa Lab Procel tem 64 projetos inscritos

27/05/2020 | 15h12
1ª Chamada Pública do Programa Lab Procel tem 64 projetos inscritos
Divulgação Divulgação

O edital da primeira Chamada Pública do Programa Lab Procel - iniciativa da Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia e Elétrica (Procel), em parceria com a Firjan Senai -, recebeu 64 projetos elaborados por startups e micro e pequenas empresas de base tecnológicas. O Lab Procel vai disponibilizar mais de R$ 16 milhões para o desenvolvimento de soluções inovadoras em eficiência energética.

Este primeiro edital tem como objetivo a aceleração de projetos inovadores que proporcionem ganhos de eficiência energética nas seguintes temáticas, integradas ou não com sistemas de produção de energia: sistemas de abastecimento de água; esgotamento sanitário; e limpeza urbana e resíduos sólidos. Ao todo, a primeira Chamada Pública terá investimentos de cerca de R$ 6 milhões para a aceleração de, pelo menos, três propostas, de preferência uma em cada temática.

Institucional

Integrante da equipe organizadora do Lab Procel, o engenheiro eletricista do Procel, Thales Terrola e Lopes, avaliou positivamente a quantidade de projetos inscritos, principalmente diante do cenário atual da pandemia da Covid-19, que provocou mudanças no planejamento inicial do programa. “O número de propostas inscritas surpreendeu toda a equipe organizadora do Programa Lab Procel. Foi um número bem significativo de inscrições, ainda mais pelo momento que nós estamos vivendo, diante dessa pandemia. As dificuldades do momento não impediram que as empresas se mobilizassem e submetessem suas propostas de projeto”, destaca Thales.

O segmento de abastecimento de água foi o que recebeu o maior número de propostas, 33 no total. Já 17 empresas apresentaram projetos para o segmento de limpeza urbana e resíduos sólidos. Por sua vez, o segmento de esgotamento sanitário recebeu 14 propostas. As propostas foram apresentadas por empresas de 13 estados brasileiros, sendo a maior parte sediada na região Sudeste.

Coordenador de Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI e gestor do Programa Lab Procel, Damián Gomez ressaltou a expectativa da equipe com a nova etapa da seleção. “Temos uma expectativa muito grande sobre essas empresas. Esperamos um nível de maturidade bem elevado, de quatro para cima. Queremos empresas que já tenham um protótipo um pouco mais elaborado, tanto fisicamente, quanto em termos de um projeto mais maduro. Com todo o nosso conhecimento e toda a força técnica que o Senai possui em aceleração, com certeza vamos entregar um projeto com um grau de maturidade muito mais elevado e poder inserir esse produto no mercado do saneamento”, diz.

Seleção será dividida em duas fases

Agora a Chamada Pública Lab Procel entra em uma nova etapa. Até sexta-feira (29), as propostas serão avaliadas por técnicos do Procel e da Firjan SENAI, que verificarão se as propostas cumprem todos os requisitos exigidos e a formação de um ranking classificatório. “A avaliação tem duas fases. Uma primeira, completamente documental, verificará se a empresa cumpre com todos os requisitos necessários para participar do edital. Já a segunda, será uma avaliação técnica das propostas selecionadas. Haverá uma banca que avaliará tecnicamente os projetos”, explica Damián.

A primeira fase também avaliará um vídeo (pitch), apresentando de forma breve o estágio de desenvolvimento da solução e a sua aderência aos objetivos do edital. A partir da documentação entregue e da solução apresentada no pitch, será formado um ranking classificatório, sendo que pelo menos os 10 primeiros colocados estarão classificados para a segunda etapa, a seleção presencial.

Divulgação

Na segunda etapa, as empresas selecionadas terão que entregar um Plano de Projeto para a análise da banca. Inicialmente prevista para ser realizada de forma presencial, nas instalações da Firjan SENAI, no Rio de Janeiro, essa etapa poderá ocorrer à distância. Devido às orientações de distanciamento social por conta da pandemia do coronavírus, essa etapa da seleção poderá ser feita por meio de videoconferência. Os detalhes dessa fase serão divulgados posteriormente pela equipe do Lab Procel.

Integrante da equipe organizadora do Lab Procel, a especialista em Inovação e Aceleração de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Kézia Rodrigues da Silva, revela que a etapa presencial será crucial para a definição dos projetos que receberão os investimentos do Lab Procel. “Teremos empresas do setor de saneamento, referências no mercado, que avaliarão concretamente se aplicariam as soluções apresentadas pelas empresas. Ou seja, elas validarão a viabilidade de cada proposta. Teremos esse mix de olhares, não só para o que queremos dentro do programa, mas teremos essa validação do que o mercado está demandando neste momento”, explica.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 26 de junho. A partir do dia 29 de junho até o dia 24 de julho, as empresas selecionadas revisarão e formalizarão o Plano de Aceleração e assinarão o contrato de aceleração com a Firjan SENAI.



Fonte: Redação TN Petróleo/Procel Info/Assessoria Firjan
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar