Money Times, 04/12/2024
A Tupy (TUPY3) informou o mercado nesta terça-feira (3) que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou o financiamento de R$ 58 milhões por meio do programa BNDES Mais Inovação.
Os recursos serão utilizados na Pesquisa & Desenvolvimento de motores MWM a etanol, destinados à substituição de motores diesel em aplicações para transporte de carga e off-road, que demandam elevado nível de torque.
De acordo com a empresa, essa solução está sendo testada em tratores por algumas das principais empresas do agronegócio brasileiro. O potencial de mercado no Brasil é de cerca de 5 mil tratores no mesmo grupo de potência do motor em desenvolvimento.
Com essa iniciativa, a Tupy amplia o portfólio de produtos e serviços voltados à descarbonização economicamente viável dos setores de transporte, infraestrutura, agricultura e energia.
O investimento também será destinado ao programa de transformação digital das unidades fabris de Betim (MG), e Joinville (SC), visando o aumento da eficiência das plantas por meio de processos que incluem, entre outros projetos, a utilização de inteligência artificial com algoritmos de machine learning e visão computacional.
A Tupy é uma das duas ações citadas pela Trígono Capital, gestora especializa em small caps, que se beneficia da descarbonização dos motores, ao lado da Metal Leve (LEVE3).
“As duas empresas tem os dois maiores centro de pesquisa e desenvolvimento de motores da América Latina. Isso coloca elas na frente para dar suporte às montadoras em todo esse processo”, disse em novembro Pedro Resende, analista de renda variável da gestora.
Fale Conosco
21