Energia Elétrica

Secretário do MME afirma que diretrizes de leilão de capacidade de energia saem este mês

Novas tarifas entraram em vigor em 10 de junho.

Reuters, 10/06/2024
10/06/2024 17:18
Visualizações: 289

As diretrizes para realização de um leilão para contratação de reserva de capacidade para o sistema elétrico brasileiro serão divulgadas este mês, afirmou nesta segunda-feira (10) o secretário de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral.

“A gente vai bater a data do leilão com o ministro… Ainda tem as etapas de habilitação técnica e elaboração de edital.”

“Obviamente tem esforços das instituições envolvidas de fazer no menor prazo possível, este ano ainda”, disse Barral a jornalistas após participar de evento no Rio de Janeiro.

O leilão para contratação de capacidade para o setor elétrico brasileiro já passou por consulta pública, com o governo propondo habilitar na disputa apenas empreendimentos termelétricos e hidrelétricos.

O certame, previsto a princípio para o mês de agosto, atraiu interesse de grandes geradoras termelétricas, como Eneva e Petrobras.

Além delas, hidrelétricas como Engie, Copel, SPIC e Auren, que veem na licitação uma oportunidade de ampliar suas usinas existentes com a adição de novas máquinas.

Segundo Barral, ainda não há decisão sobre incluir projetos de baterias e sistemas de armazenamento para disputar o leilão. “Vamos aguardar (se vai ter baterias ou não)”, disse.
 

Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.