Internacional

Petróleo tem recuo semanal de 7% com temores sobre demanda na China

Reuters, 21/10/2024
21/10/2024 10:22
Visualizações: 1150

Os contratos futuros do petróleo caíram nesta sexta-feira, recuando mais de 7% na semana, depois que dados mostraram que o crescimento econômico da China desacelerou e investidores digeriram uma perspectiva mista para o Oriente Médio.

Os futuros do petróleo Brent caíram 1,39 dólar, ou 1,87%, a 73,06 dólares o barril.

O petróleo West Texas Intermediate dos Estados Unidos (WTI) fechou a 69,22 dólares o barril, queda de 1,45 dólar ou 2,05%.

O Brent fechou em queda de mais de 7% nesta semana, enquanto o WTI perdeu cerca de 8%, marcando seus maiores declínios semanais desde 2 de setembro, quando a Opep e a Agência Internacional de Energia cortaram suas previsões para a demanda global de petróleo em 2024 e 2025.

Na China, o maior importador de petróleo do mundo, a economia cresceu no ritmo mais lento desde o início de 2023 no terceiro trimestre, embora o consumo e a produção industrial de setembro tenham superado as previsões.

"A China é fundamental para o lado da demanda da equação, então isso está pesando muito nos preços hoje", disse John Kilduff, sócio da Again Capital em Nova York.

A produção das refinarias da China caiu pelo sexto mês consecutivo, já que as margens estreitas de refino e o baixo consumo de combustível limitaram o processamento.

"Não podemos ignorar o impacto dos veículos elétricos na China", disse Neil Atkinson, analista de energia independente baseado em Paris e ex-chefe da divisão de petróleo da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).

"Há vários fatores em jogo aqui: a fraqueza econômica na China, mas também o movimento em direção à eletrificação do transporte."

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Hidrogênio Verde
Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de h...
18/09/25
Energia Eólica
Parceria inovadora entre Petrobras, WEG e Statkraft colo...
18/09/25
Apoio Offshore
Omni Unmanned e SwissDrones concluem teste de UAV em pla...
18/09/25
Estudo
Cultura de inovação promove competitividade, sustentabil...
18/09/25
Contrato
OceanPact assina contratos com a Petrobras para monitora...
18/09/25
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23