Energia Elétrica

Governo faz leilão de energia A-5, com reserva de 50% a pequenas hidrelétricas

Reuters, 14/10/2022
14/10/2022 14:43
Visualizações: 1065

O governo iniciou nesta sexta-feira (14) o leilão de energia A-5, com o objetivo de contratar novos empreendimentos de geração para início de fornecimento em 1º de janeiro de 2027.

Podem participar deste certame projetos das fontes eólica, solar e hídrica de pequeno porte, além de térmicas movidas a biomassa, carvão e biogás, e de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos.

Este é o primeiro certame organizado para cumprir com a obrigatoriedade de contratação de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) prevista na lei 14.182, que autorizou a privatização da Eletrobras.

Pelas regras do leilão, uma reserva de 50% da demanda declarada das distribuidoras será destinada a centrais hidrelétricas até 50 megawatts (MW).

Foram cadastrados para o leilão A-5 desta sexta-feira 2.044 mil projetos de geração, que somam 83 gigawatts (GW) de potência, segundo informações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

No mês passado, o governo realizou a primeira licitação para contratar térmicas previstas na lei 14.182. Foram contratados dois projetos da Eneva e um da Global Participações em Energia (GPE) na região Norte.

Não houve negociação para empreendimentos nos Estados do Piauí e do Maranhão, que também estavam disponíveis para contratação.

Já o certame A-6 deste ano, que a princípio seria realizado conjuntamente com o A-5, foi cancelado devido à ausência de demanda por parte das distribuidoras de energia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.