Internacional

Geração de energia termelétrica fóssil na China pode cair em 2025 pela 1ª vez em uma década

Reuters, 27/01/2025
27/01/2025 13:11
Visualizações: 1006

A geração de energia termelétrica da China, baseada principalmente em carvão, deverá cair em 2025 pela primeira vez em uma década, segundo estimativas de alguns analistas, embora eles alertem que condições climáticas extremas ou um crescimento industrial mais forte do que o esperado possam alterar essa previsão.

Isso seria um sinal positivo para a descarbonização do setor de energia elétrica da China, que representa cerca de 60% das emissões de carbono do país. A China planeja que suas emissões totais atinjam o pico antes de 2030 e sejam reduzidas a emissões líquidas zero antes de 2060.

A expectativa é de que a China atinja ou ultrapasse o aumento recorde de 2024 na capacidade de energia renovável, já que os desenvolvedores estão correndo para cumprir as metas do 14º plano quinquenal até o final deste ano, o que, segundo alguns analistas, cria condições para que as energias renováveis atendam a toda a nova demanda de energia este ano.

A rápida construção levou três dos quatro analistas que falaram com a Reuters a prever estabilidade ou uma queda na produção de energia térmica, já que as fontes renováveis estão atendendo ao crescimento contínuo da demanda geral de eletricidade, estimada entre 6% e 7,5% por quatro analistas e um grupo do setor. O crescimento do ano passado foi de 6,8%.

A última vez que a produção de energia térmica caiu em relação ao ano anterior foi em 2015, quando o crescimento geral da demanda de energia diminuiu em meio à retração do mercado acionário e à desaceleração do crescimento econômico.

No entanto, os analistas alertam que outro verão de calor extremo poderia levar a um novo aumento no uso do carvão.

No ano passado, a demanda de energia ultrapassou previsões após uma onda de calor intenso que impulsionou a demanda de energia para aparelhos de ar condicionado.

A capacidade limitada de transmissão de energia também poderia restringir o consumo de energias renováveis.

Embora os analistas da LSEG, do Centro de Pesquisa sobre Energia e Ar Limpo e de um banco norte-americano prevejam platô ou declínio na produção de energia térmica este ano, a Rystad Energy espera um crescimento de 1-2%. A Associação do Setor de Carvão da China também previu um aumento de 4,5%, destacando a incerteza nas previsões.

Demanda industrial
É quase certo que a demanda de energia continuará a se expandir mais rapidamente do que a economia da China, que deverá crescer 4,5% este ano.

Esse tem sido o caso desde 2020, conforme o crescimento econômico da China se tornou mais intensivo em energia. A expansão da manufatura com uso intensivo de energia também compensou o crescimento mais fraco nos setores de serviços e consumo, de acordo com Lauri Myllyvirta, analista principal do Centro de Pesquisa sobre Energia e Ar Limpo.

Analistas também apontam os veículos elétricos, a inteligência artificial e a eletrificação da indústria para explicar a lacuna cada vez maior entre a demanda de energia e o crescimento do PIB.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.