Brasil

Exportações de petróleo do Brasil caem 28% em junho

Reuters, 01/06/2022
01/07/2022 15:45
Visualizações: 1876

As exportações de petróleo bruto do Brasil atingiram 5,88 milhões de toneladas em junho, queda de 27,7% ante igual período do ano anterior, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta sexta-feira, em momento em que o setor amplia o refino no país para lidar com preocupações sobre o abastecimento.

A receita com os embarques, no entanto, recuou em proporção menor e somou 3,63 bilhões de dólares, baixa de 2,94% comparada a junho do ano passado, diante do avanço nos preços do combustível fóssil no mercado internacional.

A guerra entre Rússia e Ucrânia impulsionou as cotações externas do petróleo e gerou um aperto na oferta mundial de combustíveis, visto que os russos estão entre os principais fornecedores globais e sofrem sanções ocidentais.

No Brasil, o volume de petróleo refinado cresceu 13,4% no acumulado entre janeiro e maio, conforme dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgados nesta semana, em uma estratégia para atravessar o cenário desafiador.

Ainda segundo o levantamento do governo federal, as exportações de açúcar recuaram 14,34% em junho no comparativo anual, para 2,36 milhões de toneladas, mas representaram uma melhora em relação a maio, quando o país embarcou 1,58 milhão de toneladas, à medida que caminha a moagem de cana da safra 2022/23 iniciada em abril.

Na ponta positiva, os dados da Secex indicaram que os embarques de café verde subiram 3,77% para 180,87 mil toneladas (3,01 milhões de sacas de 60 kg) em junho, apesar de um atraso na safra nacional.

Vale lembrar que, em maio, o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) disse que havia sinais de "leve" melhora nas condições logísticas para as vendas externas do produto, o que poderia colaborar para avanço nas exportações.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.