Etanol

Brasil deve ter recorde de exportações de etanol à Europa em 2022

Forbes, 20/09/2022
20/09/2022 15:56
Visualizações: 1391

O Brasil deve bater recorde de exportações de etanol para a Europa neste ano, com o embarque de mais de 600 milhões de litros do biocombustível, com o país encontrando melhor mercado no exterior do que internamente, segundo análise da S&P Global Commodity Insights fornecida à Reuters.

Além disso, o preço do combustível E10 (gasolina com 10% de etanol) comparado com o preço mais alto da gasolina na bomba levou ao aumento da demanda este ano nos principais países consumidores, como Alemanha, Reino Unido e Suécia.

O último recorde registrado pelo Brasil nas exportações para o continente foi em 2010, quando o país comercializou 477 milhões de litros, disse a analista sênior de biocombustíveis da S&P, Beatriz Pupo, autora o relatório.

Neste ano, as exportações acumuladas para a Europa entre janeiro e agosto totalizaram 427 milhões de litros, volume 435% maior que o do mesmo período de 2021. Só em agosto, foram enviados 119 milhões de litros, o maior resultado mensal em 2022.

A agência avalia que esse crescimento, registrado desde junho, é uma resposta do setor sucroenergético à redução dos impostos sobre os combustíveis e à queda dos preços domésticos do etanol, à medida que o biocombustível recua para acompanhar também as reduções da gasolina, feitas pela Petrobras.

Segundo a S&P, no entanto, a previsão pode esbarrar em dificuldades de armazenamento do etanol no centro comercial Amsterdã-Roterdã-Antuérpia.

"Como resultado das altas importações, os níveis de estoque no centro comercial Amsterdã-Roterdã-Antuérpia aumentaram, pois os níveis de água extremamente baixos no rio Reno interromperam o transporte de barcaças", disse Pupo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.