Artigo

Piora a saúde mental dos profissionais de DE&I, por Letícia Rodrigues

Redação TN Petróleo/Assessoria
20/09/2023 06:36
Piora a saúde mental dos profissionais de DE&I, por Letícia Rodrigues Imagem: Divulgação Visualizações: 1654

A saúde mental dos profissionais de diversidade, equidade e inclusão (DE&I) responsáveis por cuidar em muitos aspectos do bem-estar dos colaboradores das empresas não vai nada bem, segundo recente levantamento realizado pela Tree Diversidade e pelo Grupo TopRH, com percepções de 190 profissionais da área em todo o país. 

Concluído em setembro último, a segunda edição do levantamento, mostra que 37% dos entrevistados notaram uma deterioração da própria saúde mental a partir do momento em que começaram a trabalhar com DE&I, número que avançou 2 pontos percentuais em relação ao primeiro levantamento realizado em 2021. 

Além disso, 38% desses profissionais afirmam que em 2023, assim como em 2021, notaram alterações em seus hábitos alimentares e de sono depois de atuar com diversidade, mostrando alertas clássicos da deterioração da saúde mental para que pessoas e empresas iniciem o manejo da situação antes que ela se agrave. 

Não bastasse a constatação de que o exercício de funções de DE&I nas empresas é, por si, estressante e um risco à saúde mental para um em cada três profissionais da área, o levantamento traz um outro indício ainda mais preocupante. Cresceu o percentual de profissionais que não percebem suas empresas preocupadas com a saúde mental dos colaboradores. Em 2021, 28% dos respondentes fizeram essa avaliação. O número saltou para 35% em 2023, quando também diminuiu a proporção dos entrevistados que se diziam neutros, ou seja, diziam não saber como as empresas cuidavam da saúde de seus profissionais. 

Aqui há um alerta claro. Quando os profissionais de diversidade responsáveis por ações que dão às empresas um ambiente seguro, de valorização das diferenças e de acolhimento não veem um compromisso claro com a saúde mental de todos, então estamos diante de um indício de um ambiente de trabalho não seguro, de quebra de confiança na relação com o empregador e de descrença no propósito das áreas de DE&I.

É bem verdade que o levantamento identificou que as empresas, entre 2021 e 2023, investiram em contratações para estruturar áreas organizacionais de DE&I, não só com líderes bem formados, mas também em analistas e assistentes, para que as tarefas da área fossem conduzidas com mais profissionalismo e metodologia. 

Mas também é fato que, nos últimos três anos, muitas empresas foram forçadas pela crise econômica a cortar investimentos em DE&I, chegando algumas a demitir funcionários contratados por ações afirmativas, inclusive organizações do Vale do Silício, tidas como empregadores modelo e locais desejados por muitos profissionais. 

Essa situação também fortaleceu entre profissionais de DE&I a percepção de que o trabalho deles não tem o devido reconhecimento, que pode ser deixado de lado em momentos de dificuldades econômicas ou mesmo que é um empecilho ao crescimento da organização. 

Crises econômicas vêm e vão. Se diversidade e inclusão ainda estão se provando como essenciais ao crescimento das empresas, da mesma forma que, por exemplo, o investimento em inovação, é fato que, como imperativo ético, são necessidades urgentes. 

Sobre a autora: Letícia Rodrigues, sócia-fundadora da Tree Diversidade, especialista em diversidade, equidade e inclusão. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
Meio ambiente
PortosRio realiza mutirões de limpeza e conscientização ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Resultado
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movime...
19/12/25
Investimento
Novos projetos aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante ...
19/12/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba conclui 2025 com obras estruturantes e...
18/12/25
Resultado
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam ...
18/12/25
Leilão
Governo Federal fará em fevereiro o primeiro bloco de le...
17/12/25
Bahia
PortosRio participa da 4ª Assembleia Geral Itinerante da...
16/12/25
Navegação Interior
Hidrovias reduzem emissões e se consolidam como modelo d...
16/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
15/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Investimentos
Terminal de contêineres do Porto do Rio de Janeiro receb...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.