Artigo

Os carros elétricos vão acabar com os combustíveis fósseis? por Rodrigo Aguiar

Redação TN Petróleo/Assessoria
30/11/2021 10:08
Os carros elétricos vão acabar com os combustíveis fósseis? por Rodrigo Aguiar Imagem: Divulgação Visualizações: 1923

Apesar de os holofotes estarem voltados para a questão do aquecimento global e para os perigos que envolvem o clima, os combustíveis fósseis ainda estão longe de deixarem de ser utilizados. A declaração emitida no último dia 10 de novembro na COP-26 deixa uma mensagem clara: o mundo está se preparando para uma revolução no setor automobilístico. Porém, a segunda versão do rascunho para relatório final da reunião, atenuou a cobrança pelo fim de subsídios aos combustíveis fósseis, desde que os países que continuarem usando consigam deter parte do dióxido de carbono emitido. Isso significa que dificilmente apenas a chegada dos carros elétricos vai acabar com esse tipo de emissão. Entretanto, significam um grande avanço na redução.

Porém, em contraponto à evolução clara do setor no mundo, o Brasil não deixou uma posição esclarecedora sobre o assunto no evento, nem mesmo assinou o documento. Como um país, que é produtor de matéria-prima para a indústria da eletromobilidade, pode não ver esse passo como uma oportunidade?

É claro, que devemos destacar a decisão independente de nossas cidades, inclusive as mais conhecidas, São Paulo e Rio de Janeiro, de assinarem o documento. Esse passo não é uma fórmula vazia, mas o nosso país ainda precisa avançar na estruturação para o segmento. O sinal claro dessa mudança iminente está na empresa Lucid, que disparou na bolsa nas últimas semanas, superando até mesmo a tradicional Ford ou podemos falar também do sucesso da Rivian, se falar da famosa Tesla.

O mundo já não é igual ao que vivemos no passado, com cada vez mais tecnologia ao nosso redor e, até mesmo, com o debate sobre o metaverso e a inteligência artificial, onde não podemos nos apegar a veículos que seguem o mesmo modelo desde os períodos fordianos. Precisamos de renovação imediata e nosso país tem o potencial de estar ao lado de grandes Estados, como um receptor de todo esse investimento que virá para a eletromobilidade.
Porém, mais uma vez faltam sinais claros, posicionamentos que façam com que nós possamos derrubar a principal barreira que impede o crescimento do segmento no Brasil: a ação dos governos(federal principalmente, mas também o estadual e municipal). Se queremos que o brasileiro passe a ver a eletromobilidade como alternativa viável, precisamos de ações imediatas, não apenas dos Estados e das cidades, como vemos na COP-26, mas de nosso país como um todo.

Em estudo recente publicado pela montadora Volvo, vemos que os países que mais se beneficiaram dos carros elétricos são aqueles que têm a matriz energética primordialmente formada pela energia limpa, como é o caso do Brasil. Outro levantamento recente mostra o potencial do nióbio de proporcionar mais capacidade para os veículos elétricos. Porém, sem ações veementemente concisas, esse planejamento pode nunca sair do papel em terras tupiniquins. O que seria, obviamente, um desperdício de potencial de alavancagem econômica e financeira para nossa população.

Além dos danos para o meio ambiente, o Brasil hoje vê o preço dos combustíveis cada vez mais caros para o consumidor final. No Reino Unido, em setembro, uma pesquisa realizada pelo Carwow mostrou a clara relação entre a escassez dos combustíveis fósseis com o aumento da pesquisa sobre carros elétricos, que são claramente mais econômicos. Imagina se iniciativas tivessem sido tomadas para que o preço dos carros elétricos em nosso país não fossem tão exorbitantes? Possivelmente hoje viveríamos outro momento.

O certo é que a COP-26 se encerrou com um posicionamento correto em muitos aspectos, principalmente quando falamos que poderemos diminuir definitivamente o impacto da mobilidade urbana por meio de modelos não danosos à camada de ozônio. Mas, ao mesmo tempo em que a sustentabilidade no mundo tem motivos para comemorar, nós no Brasil ainda precisamos aprender, planejar e trabalhar, para melhorar nossa estrutura e nos preparar para o futuro inevitável.

Sobre o autor: Rodrigo Aguiar é sócio-fundador da Elev. Profissional com mais de 25 anos na área de Eficiência Energética, Rodrigo implantou mais de 1500 projetos em todo país nos setores industrial, comercial, serviços e público.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.