Artigo

O que esperar do mercado de energia em 2025? por Arthur Lavieri

Redação TN Petróleo/Assessoria Tecnogera
22/01/2025 15:31
O que esperar do mercado de energia em 2025? por Arthur Lavieri Imagem: Divulgação Tecnogera Visualizações: 1792 (0) (0) (0) (0)

O ano de 2025 já se inicia com grandes oportunidades e transformações no setor energético, com soluções que prometem moldar o futuro das fontes de energia e da forma como se processa seu consumo, no Brasil e no mundo. Apesar de desafios como oscilações no câmbio e altas taxas de juros, o mercado local apresenta sinais claros de crescimento, impulsionado pelo clamor da sociedade por mais segurança energética, por inovações tecnológicas, pela expansão de fontes renováveis e novos modelos de negócios onde se destaca o armazenamento de energia. Confira a seguir as principais tendências para este ano e as alavancas que deverão liderar esta evolução.
 

Expansão na geração de energia solar

A fonte solar no Brasil deve crescer entre 20% e 25% em 2025, alcançando a marca de 64 GW de capacidade instalada. Este aumento reflete a crescente acessibilidade deste modelo de energia, uma vez que os custos dos painéis solares estão em queda globalmente. Somente no primeiro semestre de 2024, o preço da energia solar no país teve redução média de 6% para o consumidor final, segundo pesquisa da consultoria Greener. Com isso, a adoção de sistemas solares não apenas diversifica a matriz energética, mas também reforça o compromisso com fontes renováveis.
 

Avanços em armazenamento de energia

O Ministério de Minas e Energia anunciou o plano de realizar em 2025 o primeiro leilão do país para a contratação de sistemas de armazenamento de energia elétrica, tecnologia que vem ganhando cada vez mais destaque. Este marco já sinaliza um futuro em que o Brasil poderá contar com 5.000 MWh de capacidade de armazenamento até 2027, conforme indicam as primeiras listas de projetos. Isso representa um grande passo para garantir a segurança energética e a estabilidade do Sistema Integrado Nacional (SIN), que também terá um aumento de carga projetado em 83 MWm. 
 

Impulso ao mercado de trabalho

A estimativa é que os setores de energia solar e armazenamento criem cerca de 300 mil postos de trabalho até 2030. Esta projeção não apenas reflete a expansão do mercado, mas também demonstra o papel estratégico da tecnologia e da mão de obra qualificada no desenvolvimento do setor.
 

Hidrogênio verde e projetos híbridos

2025 também marca o início de tratativas comerciais para a produção de hidrogênio verde, um setor energético que tem o potencial de revolucionar o mercado. Paralelamente, projetos híbridos que combinam diferentes fontes de energia, como solar e diesel associados a baterias, ganham espaço. Essas soluções oferecem flexibilidade e inovação, atendendo às demandas diversificadas das empresas e consumidores.
 

Investimentos em infraestrutura

Com o aumento da busca por energia, a pressão sobre a infraestrutura de distribuição cresce. Para atender a essa realidade, investimentos em tecnologia e infraestrutura serão cruciais. Redes mais modernas e eficientes se tornam essenciais para sustentar o avanço do setor, garantindo estabilidade e custos mais competitivos.
 

O futuro é resiliente e sustentável

O mercado demanda soluções integradas e avanços tecnológicos que garantam eficiência e segurança, refletindo a crescente necessidade por fontes renováveis e infraestruturas robustas. O setor de energia está em plena evolução, com oportunidades significativas para empresas e profissionais que investirem em inovação, tecnologia e sustentabilidade. Cabe a todos nós contribuir para moldar um futuro energético mais sustentável e eficiente em 2025.
 

Sobre o autor: Arthur Lavieri é CEO da Tecnogera, empresa brasileira especializada no fornecimento de soluções de energia temporária e inovação na segurança no trabalho em altura. 
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
IBP
Manifesto em Defesa do Fortalecimento da ANP
30/06/25
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2024
30/06/25
Etanol
Preços do etanol sobem na última semana de junho
30/06/25
Combustíveis
Fiscalização: ANP realiza novo debate sobre medida repar...
27/06/25
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Biocombustíveis
Sifaeg comemora aprovação do E30 e destaca ganhos para o...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
Austral Engenharia
Austral Engenharia aposta em eficiência energética e sus...
27/06/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP prorroga data para adequaçõe...
27/06/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
27/06/25
Offshore
Petrobras assina convênio para desenvolver operações off...
27/06/25
RenovaBio
ANP publicará lista de sanções a distribuidores de combu...
26/06/25
Logística
Gás natural: a ANP fará consulta pública sobre Plano Coo...
26/06/25
Transição Energética
ENGIE Day celebra 10ª edição com debates sobre regulação...
26/06/25
PPSA
Leilão da PPSA comercializa 74,5 milhões de barris de pe...
26/06/25
Combustíveis
Governo aprova aumento de etanol na gasolina de 27% para...
26/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.