Artigo

O 5G e o drama das antenas, por Carlos Eduardo Sedeh

Redação TN Petróleo/Assessoria
24/11/2021 09:57
O 5G e o drama das antenas, por Carlos Eduardo Sedeh Visualizações: 2392

Realizado no início deste mês, o Leilão do 5G trouxe algumas boas surpresas. O modelo do certame, sem viés arrecadatório, foi moderno e correto, no sentido de fomentar a participação de novos atores, que junto com as grandes teles, tem a missão de permitir uma sociedade mais digital e inclusiva. Isso porque, de acordo com suas exigências, a concessão irá garantir a expansão de cobertura do acesso, como por exemplo a condição de implementar o 4G em áreas mais remotas e estradas, que muitas vezes não contam com nenhum tipo de conexão.

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), até 2029, todos os municípios terão internet móvel de quinta geração. Uma meta completamente atingível, mas que depende de itens fundamentais: as antenas.

Para alcançar a infraestrutura necessária para o 5G, será necessário até dez vezes mais antenas do que as redes atuais demandam. Nesse ponto, entram os municípios. Está com eles a responsabilidade de colocar em prática legislações que favoreçam à instalação dessas antenas.

É importante frisar que mesmo demandando uma maior quantidade de antenas para o 5G, elas são muito menores em tamanho. Nesse sentido, as leis atuais estão desatualizadas, uma vez que foram concebidas pensando nas estações rádio base (ERBs) antigas. Por isso, as restrições são inúmeras. Somente instalá-las em avenidas largas, não perto de hospitais e escolas e com faixas de recuo que, na prática, proíbem que sejam colocadas em grande parte das cidades atuais, são alguns exemplos.

A Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações) estima que só 28 (ou cerca de 5%) dos mais de 5,5 mil municípios no país, têm legislação adequada às antenas 5G. Um cenário complicado, que poderia ser resolvido com uma real intenção de colocar mais agilidade no processo de licenciar essas estações novas. Principalmente em relação às capitais, já que o prazo para que elas tenham a tecnologia é ainda menor, julho de 2022.

Já é possível ver algumas cidades se movimentando no sentido dessa atualização. Mas vai ser preciso que o processo seja rápido, afinal, o 5G será bom para todos, e o Brasil não pode ficar para trás quando se fala de uma tecnologia tão disruptiva como essa. Que os próximos passos sejam tão auspiciosos como foi o leilão das frequências.

Sobre o autor: Carlos Eduardo Sedeh é CEO da Megatelecom, empresa que oferece serviços personalizados na área de telecomunicações e Vice-presidente Executivo da Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.