Artigo

Inteligência Artificial e Energia: como os algoritmos estão mudando o setor elétrico, por Alan Henn

Redação TN Petróleo/Assessoria Voltera Energia
03/11/2025 13:15
Inteligência Artificial e Energia: como os algoritmos estão mudando o setor elétrico, por Alan Henn Imagem: Pri Lippert Visualizações: 927

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) deixou de ser apenas uma promessa futurista para se tornar uma força concreta de transformação em diversos setores. No setor elétrico, em especial, o impacto já é profundo e deve se intensificar nos próximos anos.

O sistema elétrico sempre foi, por natureza, complexo, pois envolve muitos fatores, como geração, transmissão, distribuição e consumo em uma rede que precisa funcionar de forma estável, segura e ininterrupta.

Tradicionalmente, esse equilíbrio era mantido com base em modelos estatísticos e projeções históricas. Agora, algoritmos de IA são capazes de prever com muito mais precisão tanto a oferta de energia, especialmente renovável sujeita a variações climáticas, quanto a demanda, que oscila ao longo do dia.

Com isso, as usinas podem operar de maneira mais eficiente, reduzindo desperdícios e custos. A previsão de ventos, radiação solar ou até mesmo de picos de consumo em datas específicas não é mais feita apenas por especialistas humanos, mas por sistemas que analisam milhões de dados em tempo real.

Outro avanço está na manutenção preditiva. Sensores instalados em linhas de transmissão, subestações e parques de geração enviam dados continuamente para plataformas de IA, que identificam anomalias antes mesmo de uma falha ocorrer. Isso reduz drasticamente o risco de apagões e aumenta a confiabilidade do sistema.

Do lado do consumidor, a IA também já está presente e traz benefícios. Aplicativos de gestão energética conseguem indicar o melhor horário para utilizar equipamentos, otimizar contratos no mercado livre de energia e até recomendar a migração para fontes renováveis. Essa personalização transforma o consumidor em protagonista de sua própria jornada energética.

No Brasil, onde o mercado livre de energia está em expansão e cada vez mais empresas podem escolher seu fornecedor, os algoritmos serão decisivos para democratizar esse acesso. Pequenas e médias empresas poderão adotar o mesmo nível de sofisticação de gestão que antes só estava ao alcance das grandes indústrias.

O futuro do setor elétrico será inevitavelmente digital. A IA não substitui o engenheiro ou o gestor, mas amplia sua capacidade de decisão. Mas o profissional do setor passa a ter um copiloto inteligente, que ajuda a tornar o sistema mais sustentável, eficiente e acessível.

Se a energia é a base do desenvolvimento econômico, a inteligência artificial é o motor que está redesenhando como essa energia será produzida, distribuída e consumida. Estamos diante de uma revolução silenciosa, mas decisiva, e que já começou.

Sobre o autor: Alan Henn é Engenheiro Eletricista e CEO da Voltera Energia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Premiação
BRAVA Energia recebe prêmio máximo na OTC Houston pelo p...
25/02/26
Documento
ABPIP apresenta Agenda Estratégica 2026 ao presidente da...
25/02/26
Câmara dos Deputados
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na tr...
25/02/26
FEPE
O desafio de formar e atrair talentos para a indústria d...
24/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
24/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
Internacional
Brasil e Índia: aliança no setor de bioenergia em pauta ...
23/02/26
Biometano
MAT bate recorde de instalações de sistemas de compressã...
23/02/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
23/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.