Artigo

Etarismo: como combater esse preconceito no mercado de trabalho? por Ney Messias Jr.

Redação TN Petróleo/Assessoria
26/09/2024 07:06
Etarismo: como combater esse preconceito no mercado de trabalho? por Ney Messias Jr. Imagem: Walda Marques Visualizações: 2557

Finalmente, e felizmente, a sociedade cada vez se abre mais para discutir o preconceito mais universal dentre todos os outros: o etarismo, ou seja, a discriminação contra a idade. Diferente do que muitos pensam, o etarismo não é a intolerância apenas contra a pessoa idosa. Jovens também são vítimas dele, ou vocês nunca ouviram a frase "Ele é muito jovem para esse cargo"? Agora, sem dúvida, a principal vítima é a pessoa idosa, até porque nossa sociedade celebra o que é novo e despreza o que é velho. Mas como combater esse preconceito? Sempre digo que a luta começa dentro da gente.

Uma das formas mais cruéis desse preconceito é o autoetarismo. A sociedade tanto renega, desvaloriza e diminui a pessoa idosa que acabamos nos convencendo que "nossa época já passou". Acabamos sendo preconceituosos com nós mesmos. Uma atitude autolimitante que nos tira a oportunidade de continuar procurando colocação no mercado de trabalho e, muito provavelmente, novos relacionamentos. Sem sermos produtivos - apesar de muitas vezes termos saúde para isso -, e sem dar espaço para novas relações, o que sobra é um possível estado de solidão e improdutividade. Talvez por isso exista uma verdadeira epidemia de depressão envolvendo a pessoa idosa.

Então a primeira frente de batalha contra esse preconceito está dentro de cada um. Isso não quer dizer que, uma vez ganhando autoestima contra o etarismo, as próximas batalhas serão fáceis. Não serão, mas iremos fortalecidos para elas. E que batalhas serão essas? Creio que uma das principais seja o mercado de trabalho. Estamos vivendo cada vez mais e melhor e isso quer dizer que teremos pela frente, a partir dos 60 anos, pelo menos mais 20 a 30 anos com capacidade de produzir. Para que o mundo profissional perceba na pessoa que já chegou à velhice essa capacidade produtiva ainda presente, ela deve estar preparada para o desafio de continuar produzindo.

O primeiro passo é acreditar que a experiência acumulada ao longo da carreira é muito importante e valorosa para que novas portas se abram no mercado de trabalho. Dito isso, é trabalhar com afinco para construir novas habilidade que o atual mercado de trabalho exige, como se abrir para o aprendizado de novas habilidades (já pensou em aprender uma nova língua?), fazer uma atualização e adaptação para o mercado digital a ponto de demonstrar sua familiaridade com algumas das mais diversas ferramentas (como Inteligência Artificial). E assim passar a mensagem que você, pessoa 60+, tem a capacidade de se adaptar a um novo ambiente corporativo.

Nenhuma sociedade, mesmo com toda força do preconceito, irá conseguir, invisibilizar uma pessoa idosa caso ela consiga vencer o preconceito contra a idade primeiramente dentro de si. Vencendo essa batalha e se preparando para o que virá, a pessoa idosa terá armas suficientes para enfrentar o mais universal de todos os preconceitos que é o etarismo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23