Artigo

Cultura de segurança é fundamental para prevenção de acidentes nas empresas, por Adriano Brito

Redação TN Petróleo/Assessoria
13/05/2022 09:40
Cultura de segurança é fundamental para prevenção de acidentes nas empresas, por Adriano Brito Imagem: Divulgação Visualizações: 115

Ocorrências de acidentes em empresas ganham as manchetes dos jornais com certa frequência. Os casos trazem à tona, novamente, a discussão sobre a importância dos investimentos em segurança para reduzir ao máximo esses eventos.

Estatísticas recentes divulgadas por instituições ligadas à área trabalhista demonstram que a questão acidentária segue fazendo muitas vítimas. Esse é um cenário preocupante, porque, muito além de uma perda financeira, estamos lidando com a integridade física das pessoas. Dessa forma, empresas buscam cada vez mais reforçar a conscientização sobre os perigos em todas as áreas corporativas e operacionais.

A análise de riscos é um exercício extremamente importante para o conhecimento dos potenciais perigos do processo, possibilitando a identificação, planejamento e implementação de medidas de controle e tomada de decisão. Para ter uma avaliação mais clara desses riscos, é preciso investigar todos os incidentes, identificando a causa raiz, e atuar de forma preventiva. É imprescindível ter, usar e manter medidas de controle eficazes. Esses procedimentos existem para prevenir desvios que levam a situações de risco.

É necessário, portanto, desenvolver uma mudança de mentalidade, rumo ao amadurecimento dessas experiências, de forma que todos os acidentes tragam lições aprendidas e que esse aprendizado possa ser perpetuado para que os erros não se repitam. É fundamental buscar a melhoria dos processos de controle e avaliá-los com frequência, especialmente em ambientes onde várias atividades simultâneas estão em andamento. Prestar atenção aos pontos fracos nos permite atuar de forma preventiva.

A base deve ser a implementação de uma cultura de segurança nas empresas, buscando promover atitudes seguras e preparando as lideranças para difundir essa cultura junto às equipes. É preciso investir em ações que mobilizem os colaboradores, aumentando o nível de engajamento e conscientização sobre as medidas de segurança.

A capacitação para os colaboradores é a melhor ferramenta de prevenção de acidentes em uma empresa. Os trabalhadores precisam não apenas conhecer, mas entender, de fato, a importância da execução correta e segura do seu trabalho, sempre visando proteção e integridade. Isso ajuda, inclusive, a corrigir pequenas práticas inseguras, que, à primeira vista, parecem inofensivas, mas que podem conduzir a incidentes mais graves.

Empresa que investe e se preocupa com saúde e segurança obtém a confiança dos colaboradores, o que reflete também na produtividade. Com a redução no número de acidentes, além do bem-estar das pessoas, que deve ser o principal objetivo, há um impacto positivo no desempenho das empresas e, consequentemente, um maior retorno sobre o investimento e redução de despesas.

Sobre o autor: Adriano Brito é Gerente executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da distribuidora de combustíveis ALE

Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.