Artigo

Como as empresas podem integrar IA nos seus negócios, sendo que 71% das companhias não estão preparadas para isso, por Harold Schultz

Redação TN Petróleo/Assessoria
11/06/2024 16:00
Como as empresas podem integrar IA nos seus negócios, sendo que 71% das companhias não estão preparadas para isso, por Harold Schultz Imagem: Divulgação Visualizações: 1652 (0) (0) (0) (0)

Atualmente, é possível perceber a rapidez com que a Inteligência Artificial (IA) cresce, mas muitas empresas não fazem ideia do potencial que essa tecnologia oferece. As companhias que se adaptarem a trabalhar nesse formato, terão mais chances de se desenvolver e ganhar destaque junto com a IA. Das empresas no país, 71% afirmaram que não estão preparadas para integrar a IA nos seus negócios, com apenas 29% das companhias totalmente preparadas para implantar a tecnologia, é o que indica o primeiro Índice de Preparação para Inteligência Artificial da Cisco.

Podemos perceber que não é apenas um problema que acontece no Brasil. Uma pesquisa recente do Departamento de Censo dos EUA, revelou que apenas 5,4% das empresas americanas utilizam IA, e que 80,9% das companhias não utilizam a tecnologia por considerarem que ela não se aplica ao seu tipo de negócio.

O grande desafio das empresas neste ano, será permitir cada vez mais o uso de IA Generativa dentro dos negócios, pois é uma tecnologia que está avançando em um ritmo acelerado. Ela é capaz de criar textos, imagens, músicas e muito mais, as empresas podem se aproveitar desse recurso para integrá-la com CX, com soluções de bots, chatbots e voice bots, que é uma tendência forte para 2024.

No momento, as organizações que não implementaram o uso da inteligência artificial correm contra o tempo. Enquanto outras empresas se adaptam com a tecnologia e treinam os seus funcionários para trabalharem em conjunto com as novas soluções, outras companhias ainda não começaram esse processo e podem ter os seus negócios afetados negativamente.

Além das empresas implementarem a inteligência artificial nos seus negócios, é importante que elas façam isso de uma maneira eficiente. Por exemplo, com uma integradora, que conte com diversas soluções e parceiros. Contar com uma integradora é saber que o executivo poderá focar 100% em seus negócios, enquanto a empresa desenvolve outros pontos de tecnologia, com aplicações, soluções e aprimoramento. A integração deve ocorrer de uma maneira funcional e principalmente, que não afete outros setores da empresa, por isso é tão importante contar com uma integradora experiente.

Outro ponto que as companhias devem se preparar nessa nova fase, é sobre o desenvolvimento de habilidades dos seus profissionais em sua área de atuação.  Começar a trabalhar com IA de uma hora para outra, pode causar dificuldades para algumas pessoas, assim, o upskilling é importante para o aprimoramento dos funcionários em suas funções.

É necessário que as empresas aproveitem para navegar o “início” desta onda da inteligência artificial capacitando seus profissionais e construindo parcerias sólidas, para que não fiquem atrasadas em relação a outras companhias. Eu costumo dizer para os executivos, se você não está causando a disrupção do seu negócio, alguém está. Por conta disso, a integração da IA deve ser feita da maneira mais funcional possível.

Sobre o autor: Harold Schultz é Chief AI Officer da MakeOne – Consultor renomado em transformação digital e inovação, já realizou treinamento em mais de 150 empresas. Especializado pela FDC, certificação UX Designer pelo NN/g, ExO Sprint Coach pela OpenExa e Conselheiro pela GoNew. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Projeto Raia: Equinor e Tenaris atingem marco na produçã...
02/12/24
PD&I
ANP entrega Prêmio de Inovação Tecnológica 2024
02/12/24
Combustíveis
ANP firma acordo de cooperação técnica com órgão de defe...
02/12/24
Internacional
Maersk conclui pedido de 20 navios bicombustíveis
02/12/24
Petrobras
Dois novos FPSOs serão contratados para o projeto Sergip...
02/12/24
Energia Elétrica
Mercado livre de energia alcança 42% de participação e i...
02/12/24
Pessoas
Autoridades enfatizam os desafios e potencial elétrico d...
02/12/24
Brandend Content
BR MED revoluciona o setor de Saúde Corporativa no Offsh...
29/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Desativação de instalações soma mais de R$ 57 bilhões em...
29/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Empresários apostam em rodadas de negócios para expandir...
29/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Engepetrol marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy
29/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Empresário mossoroense lança livro no maior evento onsho...
29/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Business Meeting revela oportunidades de negócios no onshore
29/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Mossoró Oil & Gas destaca integração energética
28/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
A Oil States marca presença na 9ª edição da Mossoró Oil ...
28/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Sócio da Progel participa de painéis no Mossoró Oil & Ga...
28/11/24
Etanol
ANP aprova a publicação do relatório de investigação de ...
28/11/24
Gás Natural
Naturgy apresenta perspectivas do Gás Natural para 2025
28/11/24
Seguro
Produção de petróleo e gás em alto-mar impulsiona mercad...
28/11/24
Acordo
Petrobras assina Acordo de Princípios com a European Energy
28/11/24
Exploração
ANP debate aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
28/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21