Artigo Exclusivo

Após a vacina contra o vírus, esperamos uma boa imunização contra a praga da alta dos juros, por Marcos Gonzalez

Montadoras finalizaram janeiro deste ano bastante apreensivas com a brusca queda de quase 40% nos negócios

Redação TN Petróleo/Assessoria
16/02/2022 07:49
Após a vacina contra o vírus, esperamos uma boa imunização contra a praga da alta dos juros, por Marcos Gonzalez Imagem: Divulgação Visualizações: 2336

Depois de um dezembro relativamente bom, com pouco mais de 200 mil veículos emplacados, as montadoras finalizaram janeiro deste ano bastante apreensivas com a brusca queda de quase 40% nos negócios. 126,5 mil carros licenciados neste primeiro mês do ano, com queda de 26,1% comparando com janeiro do ano passado, quando 171,1 mil unidades foram licenciadas, acendeu sinal de alerta. 2022 começa assustando o mercado.

Todos sabem que janeiro é, historicamente, mês ruim para vendas. Mas poucos imaginavam que seria ainda pior que janeiro passado. A justificativa por essa queda mais abaixo que o normal, apresentada pela Anfavea, entidade que congrega as fabricantes de automóveis, aponta para dois novos problemas: índices sem precedentes de absenteísmo, por conta de afastamentos de funcionários por covid-19 ou por suspeita da infecção e férias coletivas mais prolongadas.

Obviamente deve-se somar a esses dois novos problemas os que toda cadeia já vem sofrendo há mais de um ano: falta de suprimentos vitais e logística global com grandes dificuldades em função da pandemia.

De acordo com comunicado da Anfavea, outros países afetados pela variante ômicron tiveram quedas parecidas, próximas de 20%. Mas nenhum com queda tão acentuada quanto o Brasil. Em nota, Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade explica melhor as dificuldades: “foi um mês de recorde nas infecções por covid-19 no País e de chuvas acima da média para o período, o que afetou a produção dos fornecedores e dos fabricantes de veículos, e ainda afastou clientes das concessionárias”.

A despeito da frustração deste começo de ano, o presidente da Anfavea deixa claro que as montadoras mantêm o otimismo. “os problemas causados pela ômicron deverão ser amenizados nos próximos dois meses, permitindo um quadro mais próximo da normalidade em todas as atividades. Não teremos todos os semicondutores que precisamos este ano, mas o nível de escassez será menor que em 2021”. Mas há, ainda, uma certa nebulosidade econômica e a preocupação de todas as montadoras repousa sobre outro tipo de praga que assola o Brasil há décadas: alta dos juros acima do razoável. Nenhum outro país do mundo pratica juros tão altos e proibitivos como aqui.

Claro que não é preciso ser economista para projetar o resultado de financiamentos cada vez mais proibitivos no País: queda contínua de vendas e bens com alto valor agregado. O brasileiro, muitas vezes, tenta melhorar sua qualidade e seu padrão de vida. Ocasionalmente o clima é até favorável, quando o Índice de Confiança do Consumidor, medido pela FGV, sobe um pouco, como no final do ano passado, mas na hora de fazer contas e efetivar um negócio, os juros, de fato, assombram. E muitos, prudentemente, desistem! Vamos assistir aos próximos capítulos desta evolução nas próximas semanas.

Sobre o autor: Marcos Gonzalez é o diretor responsável pelo segmento automotivo da Becomex. Formado em Engenharia, com pós-graduação em Administração e MBA em Gestão Fiscal e Tributária, o executivo acumula mais de 35 anos de experiência profissional em empresas do setor automotivo. Gonzalez tem sólida carreira desenvolvida em empresas multinacionais com forte experiência na prospecção e desenvolvimento de novos negócios e habilidade multicultural adquirida no desenvolvimento de atividades comerciais junto a clientes no exterior.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
BOGE 2026
NETZSCH do Brasil reforça liderança no setor de óleo e g...
01/06/26
BOGE 2026
Clark Solutions reforça atuação em eficiência Bahia Oil ...
01/06/26
Firjan
PIB cresce, mas custo estrutural continua limitando o Brasil
01/06/26
Combustíveis
Petrobras ajusta preço da gasolina
01/06/26
Parceria
Grupo Bravante firma parceria oficial com a WISTA Brazil...
01/06/26
Combustíveis
Etanol encerra maio com mercado atento ao avanço da safra
01/06/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
BOGE 2026
Bahiagás destaca protagonismo da Bahia na Transição Ener...
29/05/26
BOGE 2026
Benel marca presença no Bahia Oil & Gas Energy e anuncia...
29/05/26
Investimentos
Petrobras anuncia aportes de mais de R$ 70 bilhões em Se...
29/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
29/05/26
PPSA
PPSA publica Relato Integrado e Carta Anual
29/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
29/05/26
BOGE 2026
PetroReconcavo discute futuro de Óleo e Gás na Bahia Oil...
29/05/26
BOGE 2026
Lumina Group marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 20...
29/05/26
Gás Natural
Naturgy destaca importância do gás natural na matriz ene...
29/05/26
IBP
Manifesto em defesa da regulação adequada na valoração d...
29/05/26
BOGE 2026
Bahia reúne indústria, inovação e negócios na abertura d...
28/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25