Depois de três pausas em sua própria trajetória profissional, enfrentando desafios profissionais, familiares e até de saúde, a engenheira e mediadora de conflitos Tetê Baggio decidiu transformar sua vivência em causa. Inspirada em iniciativas já consolidadas na Europa e nos Estados Unidos, ela insere no Brasil a Be Back Now, primeira plataforma especializada em apoiar profissionais que se afastaram temporariamente do mercado de trabalho e agora desejam retomar suas carreiras.
Tetê conhece de perto as barreiras invisíveis que surgem quando se tenta voltar a trabalhar após um período de afastamento. “Cada retorno exigia uma reinvenção completa, da engenharia para o empreendedorismo, do empreendedorismo para a sustentabilidade, e depois para a mediação de conflitos. Foi um ciclo de sempre ter que provar de novo meu valor para o mercado”, conta.
Um modelo adaptado à realidade brasileira
A executiva acompanhou de perto projetos de referência no Reino Unido, como o iRelaunch, e dialogou com instituições que seguem o mesmo modelo de negócio nos Estados Unidos, Índia e Canadá, com o propósito inicial de trazê-las para cá. Mas, ao analisar a realidade brasileira, percebeu que era necessário criar uma solução adaptada às especificidades locais, especialmente diante da rigidez da legislação trabalhista e da baixa familiaridade das empresas com esse tipo de inclusão.
A Be Back Now nasce com um modelo B2C, oferecendo educação e desenvolvimento pessoal e profissional para apoiar o reingresso dos profissionais no mercado, e B2B, atuando como consultora de empresas interessadas em acessar esse talento diferenciado. “Profissionais que fazem pausas carregam não apenas experiência técnica, mas também resiliência, visão ampliada de mundo e competências socioemocionais altamente valiosas para as organizações”, explica Tetê.
Ao trazer esse pioneirismo para o Brasil, a Be Back Now se posiciona como um agente de transformação social e corporativa. “Já vi esse filme antes. Quando comecei a falar de sustentabilidade, ninguém entendia. Quando falei em mediação, também parecia estranho. Hoje, ambos são realidade. Acredito que o mesmo vai acontecer com a valorização das pausas de carreira. É hora de plantar essa semente no Brasil”, afirma a fundadora.
Be Back Now: www.bebacknow.com
Tetê Baggio: www.linkedin.com/in/teresa-rossi/
Fonte: assessoria Tetê Baggio
Imagem: divulgação
Fale Conosco
23