A plataforma Grok, lançada pela xAI, startup de inteligência artificial de Elon Musk, será disponibilizada inicialmente aos assinantes do X, antigo Twitter, e irá competir com o Chat GPT, que ainda domina o mercado.
A integração do Grok com o X pode trazer algumas vantagens, como o acesso a conteúdos em tempo real pelos usuários. Marcelo Crespo, coordenador e professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da ESPM, acredita que a ideia de uma IA com atualizações em tempo real pode soar revolucionária, mas também provoca questões sobre a qualidade e a veracidade das informações obtidas de uma plataforma conhecida por suas controvérsias.
“A promessa de respostas a questões controversas abre um leque de implicações éticas e sociais que merecem um olhar crítico. A comunidade de tecnologia, e o mundo em geral, devem observar com atenção e cautela”, diz Crespo.
A nova plataforma lançada para competir com o Chat GPT não deve ameaçar a Microsoft, pois tanto ela, com o Chat GPT, quanto o Google, com o Bard, têm resultados financeiros, e segue em liderança no mercado em expansão.
Marcelo Crespo é Doutor e mestre em Direito Penal pela USP, Certified Compliance and Ethics Professional International (CCEP-I) pela Society of Corporate Compliance and Ethics. Possui Certificação Internacional em Gestão e Negócios (XBA – Exponential Business Administration) pela StartSe e Nova School of Business and Economics. É palestrante nacional e internacional e autor de diversas obras nacionais e internacionais sobre direito, tecnologia e inovação.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.
Fonte: Redação com assessoria
Imagem: Divulgação
Fale Conosco
21