Novo formato de ingresso na PUCPR permite estudantes escolherem seu curso após um ano de vivência universitária

20/03/2025 17:01

(0) (0) (0) (0) Visualizações: 324

Decidir o curso universitário ideal é um desafio para muitos jovens, e, em alguns casos, um simples teste vocacional pode não ser suficiente para definir uma trajetória profissional. Um exemplo é a pesquisa do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), realizada em 2024, que evidencia essa realidade. De acordo com o estudo, mais de 27% dos entrevistados apontaram o medo de se decepcionar com a escolha do curso como sua maior preocupação ao ingressar na universidade. Esse índice chega a 55,8% ao considerar também o receio de não conseguir emprego na área escolhida. As mudanças constantes do cenário do mercado de trabalho e a pressão de obter sucesso profissionalmente impactam esse momento de escolha. Pensando nisso, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) desenvolveu o programa Open Academy, dedicado a proporcionar um momento de experimentação para estudantes que ainda possuem dúvidas em qual carreira seguir.  

Paulo Baptista, diretor de Educação Personalizada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), destaca que o perfil dos estudantes mudou: “hoje, os jovens têm uma perspectiva de vida mais longa, permanecem mais tempo na casa dos pais e tendem a se aposentar mais tarde. Além disso, o mercado de trabalho se expandiu, novas profissões e oportunidades surgiram, fazer uma escolha de profissão se tornou muito mais complexa”, comenta, “não saber qual profissão seguir deve ser encarado como algo normal. Ter a oportunidade de experimentar diferentes possibilidades e desenvolver seu autoconhecimento reduz frustrações tanto para o estudante quanto para sua família, evitando decisões impulsivas baseadas em tentativa e erro”, explica.  

De encontro a esse novo perfil, a PUCPR desenvolveu o Open Academy, um programa no qual o estudante entra na Universidade sem precisar definir um curso de graduação. “Durante o programa, o estudante consegue explorar diversas áreas de seu interesse, vivenciar a rotina de uma Universidade e ter o acompanhamento de um mentor acadêmico, que o auxiliará a montar a grade curricular, identificar habilidades e pontos de desenvolvimento”, destaca Baptista. “No final do programa, o estudante terá maior compreensão da sua futura profissão e também do que almeja na vida”. 

O Open Academy tem duração de seis meses a um ano e esse período de vivência é aproveitado como equivalências na matriz curricular da graduação escolhida. Assim, o tempo para adquirir o diploma continuará o mesmo do ingresso tradicional de cada curso.  

O processo seletivo para o Open Academy é simplificado, e as inscrições para a entrada no primeiro semestre de 2025 estão abertas. Para informações, acesse: https://www.pucpr.br/open-academy/

Fonte: assessoria PUCPR

Imagem: divulgação

 

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13