Neste Dia Internacional da Mulher, as mulheres empreendedoras protagonizam o mundo dos negócios e atuam como as forças motrizes por trás de empresas inovadoras e bem sucedidas. De empreendimentos próprios a conglomerados globais, a presença feminina desafia as probabilidades e constroi impérios. Suas jornadas são exemplos de resiliência, criatividade e sucesso, que ecoam um chamado para que outras mulheres também realizem seus próprios feitos no mundo dos negócios.
Em um cenário dominado por figuras masculinas, as mulheres reorganizam o panorama corporativo ao trazer uma perspectiva única e resiliente junto a habilidades excepcionais de alta liderança. Essa influência crescente não apenas reflete uma mudança cultural, mas também um movimento poderoso em direção à igualdade de oportunidades no ambiente empresarial.
De acordo com uma pesquisa intitulada “Women in the Workplace”, da consultoria McKinsey & Company, cerca de 81% das mulheres possuem grandes níveis de ambição corporativa através de promoções, o que as colocam em pé de igualdade com os profissionais do gênero masculino.
A pesquisa Woman in Business afirma que 87% das empresas ao redor do mundo possuem ao menos uma mulher em cargos de liderança. Quanto ao cenário no Brasil, elas equivalem a 39% do empresariado. Esse salto coloca o Brasil entre os dez países com maior quantidade de mulheres em posições de autoridade – saindo da oitava posição para chegar à terceira no ranking global desenvolvido pela pesquisa da Grant Thornton.
As mulheres também demonstram maior adaptabilidade quanto às mudanças tecnológicas que envolvem o meio corporativo, o que resulta em potencial de crescimento maior para suas empresas. Ao olhar aproximadamente para o mais recente levantamento, é possível enxergar as pessoas que compõem esse número – que ainda tem muito a crescer.
Entre elas está Samanta Carvalho Barros, de 45 anos, cujo empreendedorismo encontrou terra fértil na costura, habilidade que utilizou para criar a Sam Motorclothes, marca que vende macacões para a prática do motociclismo. Apaixonada pelo esporte, Samantha encontrava problemas nos macacões femininos: “eram desconfortáveis e vulgares”. Pronta para mudar essa realidade, a primeira peça foi produzida em aula durante o curso de especialização da Escola Sigbol de corte e costura. Desde então, as produções não cessaram; mensalmente, produz 15 peças e atende a mulheres do Brasil inteiro.
Já no mercado de franquias o público feminino ganha força e espaço a cada dia. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as mulheres já são maioria nas redes franqueadoras, e sua participação passou de 46% para 57% entre 2015 e 2024. As empreendedoras Mafalda Ramos e Luana Horn, franqueadas da TZ Viagens, são um excelente exemplo da participação do público feminino no franchising. Mafalda atua em sua unidade home based da rede em part time, conciliando suas atividades como empresária e seu segundo emprego. Ela se destaca dentre outros franqueados por ter uma unidade que já faturou mais de 1 milhão anualmente. Em paralelo, Luana abriu a 250ª agência da franqueadora, e passou a ter duas filiais na região do Mato Grosso. Sua paixão pelos negócios é o que move sua carreira, além de ter disposição para vestir a camisa da empresa.
E mulher nos negócios também é sinônimo de resiliência e trabalho duro. Meire Medeiros, fundadora do Grupo MM – agência especializada em organização de eventos – atua também como CEO do negócio há mais de 30 anos. A empresa, que é referência no mercado de eventos, ações de live marketing e brand experience, não apenas é liderada por uma mulher, mas também cerca de 60% de seus colaboradores fazem parte do público feminino.
Neste Dia Internacional da Mulher, as histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras redefinem o cenário empresarial e destacam a sua resiliência, criatividade e sucesso. Elas não apenas ocupam cargos de destaque, mas também abrem caminho para uma maior igualdade de oportunidades no mundo dos negócios, inspirando outras mulheres a perseguirem seus sonhos e alcançarem suas metas com determinação e coragem.
Fonte; assessoria
Imagem: pexels moose photos
Fale Conosco
13