Criativos de plantão, acabei de selecionar esse conteúdo abaixo que aborda o efervescente tema da IA na publicidade. Questões éticas estão em jogo e precisamos estar vigilantes para que a trilha nessa área, seja o mais suave possível e não abale o que temos de mais valioso que é a nossa criatividade.
😊💡 Segue o texto ⤵
A inteligência artificial na publicidade está remodelando estratégias e desde o ano passado - intitulado como o “ano da IA” - nos fez questionar ainda mais o seu uso e a confiança do consumidor na ferramenta. Marcas enfrentaram críticas por suas campanhas de conteúdo gerados por IA, caso da imagem de Elis Regina no comercial “Gerações” da Volkswagen. Este único conteúdo publicitário colocou a ética e os limites da ferramenta no centro da conversa, enquanto outras abraçaram o conceito - case de sucesso e viral da Heinz A.I Ketchup.
Para os criativos da publicidade, o questionamento que fica é: como entender as implicações da IA Generativa e proporcionar a criação de conteúdos visuais imersivos e autênticos? Além disso, como as marcas devem navegar nessa revolução?
Segundo os dados da pesquisa VisualGPS, realizada pela Getty Images e iStock, a resposta para esta pergunta é multifacetada. A pesquisa apontou que 51% dos consumidores brasileiros não devem alterar seu envolvimento com marcas que usam imagens geradas por IA. No entanto, outros 49% mostraram incerteza sobre sua reação ao conteúdo gerado pela tecnologia, enfatizando a necessidade de compreender todas as nuances do sentimento do consumidor.
Diante do contexto atual da internet com deepfakes e desinformação, a confiança tornou-se um fator crucial para estabelecer conexões com os consumidores. Quando olhamos para as marcas, uma confiança maior vai além das vendas, também promove uma reputação online positiva, impulsiona mais indicações e, por fim, resulta em mais transações. A pesquisa VisualGPS ainda analisou o papel da confiança entre marcas e consumidores: 99% dos brasileiros concordam que imagens e vídeos autênticos desempenham um papel fundamental na construção desta relação.
O estudo ainda buscou entender se o conceito de "autenticidade" permanece o mesmo na era dominada pela IA Generativa e na verdade, neste período, ele torna-se elusivo. A pesquisa define o termo como 'real/a coisa real', 'verdadeira/verídica' e 'original', sendo a percepção da autenticidade da IA dividida. Dos consumidores, 35% veem a IA como carente de autenticidade devido à ausência de toque humano, imperfeições e julgamento ético. Em contraste, 64% acreditam que a IA pode ser autêntica se representar com precisão cenas ou objetos da vida real e for indistinguível da arte ou fotografia criada por humanos.
"No cenário em constante evolução da IA e da autenticidade, a criatividade humana se destaca como a força orientadora. Nesta era em que a IA carece do entendimento de eventos presentes e futuros, ou de como as pessoas atualmente se sentem em relação a uma marca ou produto, são as ideias cuidadosamente elaboradas por criativos especializados que verdadeiramente cativarão e envolverão o público", comenta Renata Simões, Diretora de Criação da Getty Images e iStock. "A IA é uma ferramenta, não uma substituição para a criatividade humana. Independentemente de usar conteúdo gerado por IA em campanhas criativas ser a escolha certa para sua marca ou não, a verdade incontestável é que a IA está transformando a forma como trabalhamos. Abraçar essa mudança com uma abordagem segura e intencional e utilizar ferramentas de alta qualidade capacitará os criadores a mudar seu foco da apreensão para as perspectivas emocionantes de como a IA aumentará a criatividade."
Para ajudar marcas e criativos no processo de criação dos conteúdos com IA Generativa, Renata Simões compartilha insights:
Sobre a Getty Images:
A Getty Images (NYSE: GETY) é uma empresa global destacada na criação e comercialização de conteúdos visuais que oferece uma gama completa de soluções de conteúdo para atender às necessidades de qualquer cliente ao redor o mundo, independentemente do seu tamanho. Por meio de suas marcas, sites e APIs Getty Images, iStock e Unsplash, a Getty Images atende clientes em quase todos os países do mundo e é o primeiro lugar onde as pessoas recorrem para descobrir, comprar e compartilhar conteúdo visual poderoso dos melhores fotógrafos e cinegrafistas do mundo. A Getty Images trabalha com mais de 541.000 colaboradores e mais de 310 parceiros de conteúdo para fornecer este conteúdo poderoso e abrangente. Todos os anos, a Getty Images cobre mais de 160.000 eventos de notícias http://www.gettyimages.com/editorialimages/news, esporte e entretenimento, proporcionando profundidade e amplitude de cobertura incomparáveis. A Getty Images mantém um dos maiores e melhores arquivos fotográficos privados do mundo, com milhões de imagens e filmes que datam do início da fotografia.
Fonte: redação TN com assessoria
Imagem: divulgação Getty Images/Gerada por IA
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