Atrair candidatos qualificados para pequenas e médias empresas pode ser um desafio, especialmente quando se compete com grandes corporações que têm mais recursos. No entanto, PMEs têm suas próprias vantagens que podem ser aproveitadas para tornar suas vagas mais atrativas.
Segundo um levantamento realizado pela Agência Brasil, em julho de 2023, pequenas e médias empresas lideraram a geração de empregos, com 79,8% das vagas abertas no país sendo de PMEs.
De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, startup que tem o propósito de gerar empregabilidade, oferecendo soluções de alto custo-benefício para PMEs e Consultorias de RH, ao divulgar uma vaga, é fundamental ter um entendimento claro das qualificações que a empresa procura, incluindo habilidades técnicas e comportamentais. “O primeiro passo é criar uma descrição detalhada da função, destacando as competências essenciais para o cargo. Um perfil bem definido facilita a comunicação e atrai candidatos mais alinhados com as necessidades da empresa”, revela.
Autenticidade é a chave
Para o especialista, a forma como as vagas são divulgadas pode fazer uma grande diferença. “Ao invés de utilizar apenas descrições textuais tradicionais, é possível investir em materiais visuais e interativos que reflitam a cultura e os valores da empresa. Vídeos curtos mostrando o ambiente de trabalho e entrevistas com funcionários falando sobre suas experiências e projetos são uma boa opção. Essa abordagem ajuda a transmitir uma imagem mais dinâmica e autêntica da empresa, permitindo que os candidatos tenham uma visão mais clara de como é o trabalho naquele local”, pontua.
Muitas vezes, os candidatos não estão cientes dos benefícios de trabalhar em uma PME. “O setor de RH deve destacar vantagens como um ambiente de trabalho mais acolhedor e colaborativo, a oportunidade de desempenhar múltiplas funções e adquirir novas habilidades, além de uma maior proximidade com os líderes da empresa. Esses aspectos são atrativos para profissionais que buscam crescimento e desenvolvimento profissional”, declara.
Alisson acredita que destacar as possibilidades de progressão de carreira dentro da empresa é um movimento fundamental. “Oferecer acesso a programas de desenvolvimento e incentivar o aprimoramento contínuo mostra que a empresa investe no crescimento de seus funcionários, atraindo talentos que buscam um futuro promissor”, afirma.
Criando uma experiência positiva para os candidatos
A flexibilidade no local de trabalho é um fator cada vez mais valorizado. “Oferecer opções com horários flexíveis, trabalho remoto e uma abordagem equilibrada entre vida profissional e pessoal é essencial. PMEs podem, frequentemente, adaptar-se mais rapidamente a essas demandas do que grandes empresas, e esse é um diferencial competitivo importante”, revela.
Segundo o especialista, o processo de recrutamento deve ser uma experiência positiva para o candidato. “É preciso manter uma comunicação clara e transparente em todas as etapas, oferecendo feedbacks construtivos e sendo respeitoso com o tempo dos candidatos. Um processo de recrutamento bem organizado e humanizado deixa uma impressão duradoura e positiva, mesmo naqueles que não foram selecionados”, relata.
Para o fundador da abler, a atração de talentos para PMEs não só é viável, mas pode ser altamente bem-sucedida ao se aproveitar das características únicas que essas empresas oferecem. “Com uma abordagem bem estruturada, essas companhias podem competir com grandes corporações e construir equipes de alta performance”, finaliza.
Sobre a abler
Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes seis anos, a abler já conquistou mais de 2 mil profissionais de RH, que utilizam a solução para otimizar o seu Recrutamento e Seleção por todo o Brasil e mais de 110 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, resultando em um tempo médio de 15 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 6 milhões de profissionais cadastrados. Para mais informações, acesse o site.
Sobre Alisson Souza
Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 co-fundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 110 mil vagas na média, em 15 dias.
Fale Conosco
21