No cenário empresarial brasileiro, a abertura de micro e pequenos negócios tem apontado aumento nos últimos anos. Segundo dados do Sebrae, no primeiro trimestre de 2023, foram registrados 214.413 novos empreendimentos nessa categoria, representando um avanço de 9,2% em comparação ao ano anterior e um aumento de 60,8% em relação a 2019.
Uma pesquisa também realizada pelo Sebrae revelou que as principais barreiras para o desenvolvimento de novos empreendimentos são a conquista de clientes e o aumento de vendas. Essas dificuldades muitas vezes levam empresas a encerrarem suas atividades dentro de dois anos. Além disso, a alta carga tributária é um obstáculo, levando um em cada três empreendedores a admitirem atrasos no pagamento de impostos.
É nesse cenário que serviços de coworking, como os oferecidos pela MyPlaceOffice, oferecem vantagens na atividade de variados segmentos de atuação. A rede de franquias se destaca por fornecer espaços de trabalho flexíveis, adaptados às necessidades e orçamento de cada negócio. Isso permite que as empresas encontrem opções que se adequem ao seu modelo de negócio e superem desafios como a falta de estrutura física e os altos custos associados a espaços tradicionais.
A empresa fornece serviços pré-pagos, ausência de calção ou taxa de adesão, contratos transparentes e negociáveis. Esses elementos são fundamentais para minimizar o risco financeiro, especialmente para empresas em estágios iniciais, sujeitas a incertezas. A sócia fundadora, Viviani Cabral, destaca a importância desses suportes para o planejamento a curto e longo prazo dos pequenos negócios:
“Além de espaços físicos totalmente equipados, nós fornecemos uma grande variedade de serviços virtuais e físicos, como endereço comercial, endereço fiscal, gerenciamento de correspondências e atendimento telefônico personalizado. Essa estrutura integrada permite que os empreendedores foquem em suas atividades principais, enquanto a MyPlaceOffice cuida de aspectos operacionais e administrativos”, recomenda a especialista.
A empresa também proporciona aos clientes, acesso a serviços essenciais, como apoio na abertura de empresa, certificado digital, registro de marca e tradução juramentada, tudo a preços competitivos. Exemplos:
Custos iniciais reduzidos: espaços compartilhados descartam a necessidade de investir em espaço físico próprio, reduzindo significativamente os custos iniciais. Empresas podem utilizar escritórios totalmente equipados sem o ônus do aluguel de imóveis;
Flexibilidade contratual: isso permite que empresas ajustem facilmente o tamanho do espaço conforme suas necessidades, evitando compromissos a longo prazo.
Infraestrutura profissional: espaços de coworking oferecem uma infraestrutura pronta para uso, incluindo mobiliário de escritório, salas de reunião equipadas, serviços de recepção, internet de alta velocidade, entre outros;
Redução de riscos financeiros: modelos de pagamento pré-pago e a ausência de calção ou taxa de adesão reduzem os riscos financeiros para empresas, especialmente aquelas em estágios iniciais sujeitas a incertezas;
Networking e colaboração: espaços compartilhados promovem networking e oportunidades de colaboração de forma natural. Isso pode levar a parcerias estratégicas, troca de conhecimentos e potenciais clientes;
Endereço comercial estratégico: mesmo os pequenos negócios já podem usufruir de um endereço comercial em localizações privilegiadas;
Agilidade na implementação: serviços de coworking permitem que empresas obtenham um endereço comercial ou fiscal, telefone exclusivo, e outros serviços em até 48 horas, proporcionando agilidade no início das atividades;
Acesso a serviços virtuais: além do espaço físico, muitos espaços de coworking oferecem serviços virtuais, como gerenciamento de correspondências, atendimento telefônico personalizado e endereço fiscal, contribuindo para uma operação mais eficiente, e
Foco no core business: ao ter as preocupações operacionais e administrativas tratadas pelo espaço de coworking, os empreendedores podem concentrar seus esforços no desenvolvimento do negócio principal.
Optar por iniciar uma atividade empresarial com serviços de coworking proporciona uma série de benefícios que vão além da simples redução de custos, contribuindo para a eficiência operacional, construção de redes de contatos e criação de um ambiente propício ao crescimento e sucesso do negócio.
Diante dos desafios que os empreendedores de micro e pequenos negócios enfrentam, a MyPlaceOffice se destaca como uma solução eficaz e acessível, proporcionando não apenas espaços físicos flexíveis, mas também com todo o suporte operacional.
Sobre a My Place Office
A My Place Office é uma rede de franquia de espaços de trabalho compartilhados 100% brasileira, comprometida em fornecer soluções flexíveis e inspiradoras para profissionais e empresas e possui ambientes funcionais, serviços de alta qualidade e uma comunidade de profissionais engajados, o que justifica ser a única do ramo com o selo de excelência em franchising chancelado pela ABF e selo 5 estrelas da Revista PEGN (Pequenas Empresas Grandes Negócios). Para mais informações, visite o site www.myplaceoffice.com.br.
Fonte: Redação com assessoria
Imagem: Divulgação
Fale Conosco
21