Internacional

Zâmbia busca parceiro privado para refinaria de petróleo

Agência Estado
24/02/2012 15:35
Visualizações: 129
O ministro de Energia da Zâmbia, Christopher Yaluma, afirmou nesta sexta-feira (24), que o país está buscando um investimento de quase US$ 4 bilhões para a construção de uma nova refinaria de petróleo, para atender a crescente demanda.

A necessidade de uma nova refinaria é resultado de uma queda de 30% na capacidade da antiga refinaria Indeni Petroleum Refinery, que precisa ser fechada todos os anos para manutenção, além de estar sujeita a interrupções não planejadas. Essa unidade tem capacidade de 24 mil barris por dia.

A Zâmbia é a maior produtora de cobre da África, e as minas do país consomem cerca de 50% do petróleo refinado pela Indeni. "A construção de uma nova unidade para refinar todos os tipos de petróleo bruto na Zâmbia está sendo seriamente estudada e nós acreditamos que precisamos nos planejar para os próximos 20, 30 anos", comentou Yaluma.

O país já recebeu ofertas de companhias locais e estrangeiras para construir conjuntamente a nova refinaria, por meio de uma parceria público-privada. Além disso, também existem companhias interessadas em trabalhar junto com o governo para restaurar oleodutos existentes, ou construir novos oleodutos.

O ministro afirmou que o governo não tem planos de vender, pelo menos por enquanto, sua participação de 50% na refinaria Indeni, que foi comprada da francesa Total no ano passado.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13