GNC

White Martins e Solidez Engenharia inauguram primeiro gasoduto móvel do Espírito Santo

A base de compressão, construída na Grande Vitória, tem capacidade de comprimir 2.400 m³/h de gás e as carretas podem transportar até 6,3 mil m³ de gás cada uma.

Redação
12/12/2005 02:00
Visualizações: 151

White Martins e Solidez Engenharia inauguram, nesta terça-feira (13/12), a primeira base de compressão e distribuição de Gás Natural Comprimido (GNC) do Espírito Santo. O objetivo do empreendimento é fornecer gás natural para regiões desprovidas de gasodutos convencionais, levando o produto em carretas. Na primeira fase do projeto, o investimento será da ordem de R$ 4 milhões, podendo chegar a R$ 6 milhões em apenas um ano.

A base de compressão foi construída na BR 262, em Viana, na Grande Vitória, e possui dos compressores com tem capacidade de comprimir até 1.200 m³ por hora cada um. Inicialmente, o transporte do GNC será feito por três carretas da White Martins com capacidade para transportar até 6,3 mil m³ de gás cada uma. Segundo explica o diretor de Gás Natural da White Martins, Marcelo Rodrigues, "ao chegar na indústria, o gasoduto móvel, como são chamadas as carretas, é conectado em uma tubulação que vai direto para o ponto de consumo".

Para atender ao consumo no varejo, a White Martins desenvolveu cilindros de armazenagem e descompressores menores adequados para até 100 m3/dia. Segundo informa a assessoria da empresa, até o momento, cerca de 15 consumidores com volumes na faixa de 100m3/dia a 2.000m3/dia já manifestaram interesse em receber o GNC.

Segundo o diretor da Solidez, Ricardo Loureiro, o GNC deve custar até 30% menos que o concorrente direto, o GLP (Gás Liqüefeito de Petróleo).

"Nosso objetivo é substituir o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e o óleo combustível pelo GNC, que emite menos poluentes ambientais e permite uma redução significativa de custos, dando maior competitividade às indústrias", conclui o executivo.

 A inauguração da Base será nesta terça-feira, às 10h e contará com a presença do governador do estado do Espírito Santo, Paulo Hartung.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19