Evento online Firjan

Websérie de Óleo, Gás e Naval da Firjan pede à Câmara aprovação do PL do Gás sem emendas

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
10/03/2021 18:10
Visualizações: 266

Em meio a indefinição da aprovação final do Projeto de Lei do Gás Natural, por parte da Câmara dos Deputados, as participantes da Websérie de Óleo, Gás e Naval da Firjan pediram que os parlamentares aprovem o texto original, formulado nos últimos anos em consenso com todos os atores do mercado. Em análise no Senado, no fim do ano passado, a mensagem sofreu alterações com emendas que desvirtuaram a proposta original. Após alguns adiamentos, a Câmara deve deliberar sobre o novo marco legal do gás natural nesta quinta-feira, dia 11.

Na semana do Dia Internacional da Mulher, a transmissão on-line da federação reuniu em 9/3, pela primeira vez, apenas executivas e especialistas que atuam no mercado de petróleo e gás brasileiro. Elas debateram sobre a importância de aprovação imediata do projeto de lei e sobre os avanços necessários para desenvolvimento pleno do mercado e melhoria da competitividade do gás natural no Rio de Janeiro e no país.

InstitucionalCom moderação da gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Karine Fragoso, o grupo foi composto pela diretora presidente da Companhia Potiguar de Gás, Larissa Dantas; da diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Heloisa Borges; e a especialista de Energia na Associação dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (ABRACE), Juliana Rodrigues.

Potencial do gás natural

As participantes concordaram que houve um grande avanço, desde a abertura do mercado de gás natural no país em 2019. Porém, também foram unânimes em dizer que ainda há muito a ser feito, após a aprovação do novo marco legal do gás, em especial a equalização do preço do gás e a formulação da demanda pelo energético.

Heloisa Borges citou o Plano Decenal de Energia da EPE e fez um rápido balanço do potencial do gás, a partir do marco legal. “Em royalties haverá uma arrecadação adicional anual de R$ 2 bilhões e mais R$ 5 milhões em ICMS nos estados onde acontecerá a comercialização de gás. Além disso, também haverá 20 mil empregos diretos na fase de construção e 10 mil, na operação de infraestrutura, quando destravarmos todo esse potencial”, afirmou.

Diretora presidente da Potiguar Gás, Larissa Dantas lembrou que é necessário criar as condições para toda a operacionalização do mercado, facilitando o acesso das empresas à infraestrutura, transportes, terminais de GNL e UPGN, escoamento. “Sem a segurança jurídica para esse avanço, não haverá investidor”, acrescentou.

A especialista da ABRACE, Juliana Rodrigues, destacou a necessidade de integrar todo o mercado de gás, criando hubs de comercialização, de transportes. Já Karine Fragoso afirmou ser necessário haver equidade dentro de um mercado com agentes tão diversos e todos os portes.

Por fim, a diretora da EPE disse que o preço do energético será estipulado conforme a lei da oferta e demanda. Para isso, segundo Heloisa Borges, é necessário criar essa demanda e expandir o uso do gás para além da demanda térmica, como plantas de fertilizantes, no transporte pesado, indústria e, até mesmo, residencial.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20