Petrobras

Walter Mendes deixa Conselho para ser indicado à Presidência da Petros

Redação/Agência Petrobras
12/08/2016 16:45
Visualizações: 234

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou ontem que a companhia recomende ao Conselho Deliberativo da Petros a nomeação de Walter Mendes para a presidência da fundação. O executivo tem larga experiência no setor de gestão de recursos de fundos de pensão e sua indicação é parte do processo de reformulação e mudanças na governança da Petros que já vem sendo implementado desde julho de 2015

A nomeação de Mendes depende de confirmação pelo Conselho Deliberativo da Petros. Para participar do processo, Mendes renunciou ontem ao cargo de conselheiro da Petrobras, e, consequentemente, à presidência do Comitê de Auditoria Estatutário da Companhia, bem como a ser integrante do mesmo.

“O Dr. Walter Mendes é o profissional mais qualificado no mercado para ocupar a função de presidente da Petros”, disse o presidente do Conselho Deliberativo da Petros e diretor da Petrobras, Hugo Repsold.

Mendes foi eleito e reeleito pelos detentores minoritários de ações ordinárias e preferenciais da companhia, em 2015 e neste ano. O economista trabalhou em Londres na britânica especializada em gestão de fundos para investidores institucionais Schroder lnvestment Management PLC. De lá, o economista voltou ao Brasil para ser o principal executivo (CEO) responsável pela abertura da filial brasileira da Schroder, onde criou o negócio de gestão de fundos para clientes institucionais locais, principalmente fundos de pensão (1994/1999). Depois disso, teve grande interação com fundos de pensão também no Itaú-Unibanco de 2003 a 2010.

Para a vaga deixada por Mendes no Conselho, foi eleito Marcelo Mesquita, sócio co-fundador da Leblon Equities e co-gestor dos fundos de ações e Private Equity. Marcelo tem 25 anos de experiência no mercado acionário brasileiro, dos quais 10 anos foram no UBS Pactual (1998-2008) e 7 anos no Banco Garantia (1991-1998). Ele foi indicado por Mendes e Guilherme Affonso Ferreira, conselheiros eleitos na última assembleia geral ordinária pelos acionistas minoritários. Mesquita exercerá a função até a próxima assembleia da Petrobras.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20