Petróleo

Volume de óleo vazado no país dobrou em 2010, diz relatório

Folha de São Paulo
20/12/2011 12:20
Visualizações: 124
O volume de óleo vazado no país dobrou no ano passado, segundo levantamento da OGP (sigla em inglês da Associação Internacional dos Produtores de Óleo e Gás).

Em 2010, foram registradas, em média, cerca de duas toneladas de óleo vazados para cada um milhão de toneladas produzidas.

Apesar de abaixo da média mundial - 4.000 quilos vazados por milhão de toneladas produzidas -, o dado coloca o Brasil à frente da média europeia, diferentemente de anos anteriores.

Excluído o acidente da BP no campo de Macondo, no golfo do México, em 2010, o total de vazamentos no Brasil ficou abaixo do observado na América do Norte.

Esse índice leva em conta qualquer volume de óleo vazado, seja na exploração e produção ou no refino.

"Não temos com precisão onde exatamente esse óleo vazou. Mas na média dos últimos cinco anos, o Brasil tem um dos menores índices de vazamento do mundo", ressaltou o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), João Carlos de Luca.

Ao mesmo tempo em que vazou mais óleo, a atividade de exploração cresceu substancialmente no país.

Segundo o IBP, 800 poços foram explorados no ano passado no país, dos quais em torno de 250 no mar.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19