Empresas

Vetcogray obtém certificações API e ISO 9001 para qualidade, projeto e manufatura no Brasil

Em reconhecimento aos processos de gestão da qualidade, design de produtos e manufatura, a VetcoGray recebeu certificações do American Petroleum Institute (API) para sua operação no Brasil. Dentre estas certificações estão a ISO 9001 e API Q1, ambas relacionadas ao sistema de gestão da qual

Da redação
27/08/2007 03:00
Visualizações: 322
Em reconhecimento aos processos de gestão da qualidade, design de produtos e manufatura, a VetcoGray recebeu certificações do American Petroleum Institute (API) para sua operação no Brasil.

Dentre estas certificações estão a ISO 9001 e API Q1, ambas relacionadas ao sistema de gestão da qualidade em Jandira, São Paulo, onde encontra-se a sede e manufatura da Vetco Gray no Brasil.

Nesta planta, são produzidos equipamentos de perfuração e produção submarina como cabeças de poço, árvores de natal, manifolds, mudlines e ferramentas para a indústria de óleo e gás. Foram alcançadas também as certificações API 6A e API 17D que definem a qualidade do produto da companhia.

“Estas certificações são uma clara evidência da excelência da VetcoGray nos processos de engenharia e manufatura, os quais foram desenvolvidos para fornecer equipamentos e serviços confiáveis, seguros e de alta qualidade para nossos clientes,” segundo Iberê de Oliveira Santos, Gerente do sistema de Gestão da Qualidade da VetcoGray Brasil.

“Estas certificações fortalecem nossa posição no mercado offshore brasileiro, onde projetos que estão para acontecer exigirão tais certificações API”, complementou Araken Barreto, Diretor de Vendas e Marketing para a VetcoGray Brasil.

Para obter a certificação API, os fornecedores devem demonstrar que seus produtos são fabricados e testados sob normas certificadas de confiabilidade e consistência, de acordo com os mais altos padrões da indústria petrolífera – desde o projeto, especificação do material até os procedimentos de inspeção. A certificação e auditorias subseqüentes também garantem que o fornecedor mantenha e monitore seus processos certificados.

Por mais de 75 anos, o American Petroleum Institute tem liderado o desenvolvimento de normas operacionais e de equipamentos de petróleo e petroquímicos. Tais normas representam a experiência e o conhecimento coletivo da indústria, que abrangem desde brocas de perfuração à proteção ambiental; envolvendo engenharia e práticas operacionais e equipamentos e de segurança, equipamentos e materiais intercambiáveis, todos comprovados em campo.

O API mantém mais de 500 normas e práticas recomendáveis. Muitas foram sendo incorporadas a agências reguladoras estatais e federais, sendo adotadas também pela Organização de Normas Internacionais (ISO), uma federação global que reúne mais de 100 conjuntos de normas.

Em junho de 2006, os dirigentes da VetcoGray no Brasil decidiram por obter o programa do monograma API e a certificação do sistema da qualidade. Assim, submeteram formalmente seu sistema de gestão da qualidade à revisão do API em outubro do mesmo ano. A auditoria chefiada pelo API nas instalações da planta de Jandira foi realizada durante o mês de maio de 2007, e a certificação obtida no mês seguinte, em junho de 2007.

A VetcoGray (www.geoilandgas.com/vetcogray) é uma empresa da GE Oil & Gas especializada na tecnologia upstream de perfuração e produção onshore, offshore e subsea para a indústria de óleo e gás. Os 5000 profissionais de E&P da companhia são parte do time da GE Oil & Gas que tem fornecido produtos de tecnologia avançada e serviços para diversas operações como produção, Gás Natural Liqüefeito, oleodutos, armazenamento, refino e petroquímico por mais de 100 anos.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19