Empresas

Vale Soluções decide manter toda a produção de geradores em São Paulo

Valor Econômico
28/06/2011 12:44
Visualizações: 163
A Vale Soluções em Energia (VSE) decidiu concentrar todas as suas atividades industriais em São José dos Campos (SP), onde já está funcionando o seu centro de tecnologia. Com a decisão, a empresa não irá mais fazer a fábrica de equipamentos prevista para ser erguida na cidade de Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte. O presidente da VSE, James Pessoa, disse ao Valor que já no fim deste ano a empresa começará a produzir geradores elétricos movidos a etanol em escala comercial.
 

Criada em dezembro de 2007 pela Vale e o BNDES, a VSE nasceu com o objetivo de desenvolver tecnologias limpas para a produção de turbinas e grupos geradores movidos, primeiramente, a gás e depois a etanol. Pessoa disse que a construção do centro de pesquisas dentro do Parque Tecnológico de São José dos Campos exigiu também a construção de uma fábrica para a produção de protótipos.
 

Ainda de acordo com o executivo, o centro tecnológico de São José cresceu tanto que a empresa constatou que ele estava em condições de produzir equipamentos em série, praticamente eliminando a necessidade da unidade mineira para a qual a VSE teria incentivos fiscais do governo do Estado. Pessoa disse que, como a maior parte do mercado para os geradores está em São Paulo, as vantagens fiscais oferecidas por Minas Gerais deixaram de ser fundamentais.
 
 
A decisão de concentrar pesquisa e produção em São Paulo foi tomada ao longo "dos últimos 12 meses" e comunicada recentemente ao governo de Minas Gerais. Mesmo após optar pela solução verticalizada, a VSE ainda mantém em Minas Gerais, maior centro produtor de minério de ferro da Vale, de 80 a 90 dos seus aproximadamente 450 empregados no Brasil, segundo disse seu presidente.
 

A empresa possui cerca de 130 empregados na Inglaterra, onde comprou uma produtora de motores elétricos e sistemas eletrônicos, segundo Pessoa, "complementares" à sua produção no Brasil. São duas unidades, uma perto do aeroporto Heathrow, na vizinhança de Londres, e outra próxima à cidade de Newcastle.
 

De acordo com o executivo, desde que foi criada a VSE já produziu 15 protótipos de 320 kilowatts (KW) movidos a etanol, dois dos quais foram vendidos à Eletrobras. Três geradores produzem quase um megawatt (MW) de energia elétrica, suficiente para abastecer uma pequena cidade de aproximadamente 6 mil habitantes. Até o fim do ano, quando começará a vender seus produtos em escala comercial, a subsidiária da Vale completará investimentos acumulados de US$ 550 milhões, de um planejamento que prevê investimentos totais de US$ 720 milhões até o fim de 2012.
 

A VSE foi criada com o ambicioso objetivo de tornar-se um centro de referência mundial em pesquisa, desenvolvimento e produção de turbinas e geradores e outros equipamentos de geração de eletricidade movidos a energia limpa, especialmente a álcool e a etanol.
 
 
A ideia inicial era substituir os geradores a diesel utilizados pela própria Vale, uma das maiores consumidoras de energia elétrica do Brasil. O gerador a etanol emite cerca de 70% menos partículas poluentes do que o movido a diesel.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20