Ferrovia

Vale obtém licença de operação para ramal ferroviário do projeto S11D

Reuters - 16/09/2016
16/09/2016 17:22
Visualizações: 346

A mineradora Vale obteve licença de operação de 10 anos para o ramal ferroviário do bilionário projeto de extração de minério de ferro S11D, no Pará, expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informou a companhia em nota nesta sexta-feira.

Maior projeto da história da Vale, o S11D tem previsão para entrar em operação ainda neste ano, acrescentando capacidade de produção anual de 90 milhões de toneladas de minério de ferro. A primeira venda é aguardada para o próximo ano, segundo informações da companhia.

O ritmo da extração será administrado de acordo com as condições do mercado internacional.

Com 101 quilômetros de extensão, o ramal será responsável pelo escoamento do minério de ferro produzido na mina, localizada em Canaã dos Carajás (PA), até a Estrada de Ferro Carajás (EFC), em Parauapebas (PA), de onde o produto seguirá para o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA).

O ramal ferroviário integra o Programa S11D, que inclui ainda a duplicação da EFC e a ampliação portuária de Ponta da Madeira.

"Todo o empreendimento, que inclui obras de construção de mina, usina e logística ferroviária e portuária no Maranhão e no Pará, está com 79 por cento de suas obras físicas finalizadas. O avanço físico da mina e da usina já ultrapassou 90 por cento, enquanto da parte logística alcançou 70 por cento", afirmou a companhia.

Os investimentos totais, segundo a Vale, são de 14,3 bilhões de dólares, sendo 6,4 bilhões aplicados na implantação da mina e da usina e 7,9 bilhões para as obras de logística e infraestrutura portuária.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19